Sem Ar (“The Dive”)

Faz parte daquela categoria de filme de suspense onde duas ou três pessoas ficam presas em algum lugar / situação inóspita em que o tempo ou os elementos naturais são os inimigos e assim devem achar uma saída que aparentemente impossível. Esse tipo de filme varia de qualidade, pois sendo relativamente fácil e sem requerer grandes investimentos, há produções de vários níveis.

Coincidência ou não, o último exemplar do gênero a passar no cinema foi o ótimo “A Queda” que também contava com uma dupla de jovens mulheres. Se naquele elas ficaram presas no alto de uma torre, nesta produção, o inimigo é o fundo do mar.

Sophie Lowe de “Crime e Desejo” e Louisa Krause de “Confinados” são respectivamente as irmãs Drew e May que, após um tempo afastadas por problemas familiares, vão praticar mergulho num lugar isolado (claro). Quando ocorre um desabamento e uma rocha prende May no fundo do mar, Drew precisa ser rápida para arranjar um jeito de soltá-la antes que o oxigênio acabe.

O filme é um remake do escandinavo “Além das Profundezas” de 2020. Apesar de ser uma produção alemã, ela foi feita em inglês para os americanos que não gostam de legendas. É dividido em duas partes: uma é a técnica, isto é, a tensão de como uma irmã vai libertar a outra; e a segunda parte é o desenvolvimento da relação entre elas, já que existe todo um arco emocional que, apesar de não tão relevante, funciona para esticar o tempo do filme para os 90 minutos como manda o padrão.

A parte técnica dá um ótimo filme para se passar em treinamento de gestão de processos: os realizadores colocam gradativamente todos os elementos disponíveis, enquanto a personagem tem as instruções do que fazer. Eis então que as coisas começam a dar errado justamente por falhas em gestão de processos. Da mesma forma, os acertos ocorrem quando os elementos corretos se juntam à prática correta.

Com algumas poucas oscilações de ritmo, o diretor constrói bem a tensão sem ficar repetindo situações e na hora de fechar, é bem objetivo.

Sem Ar” cumpre exatamente aquilo que foi de seu contexto e adiciona uma camada emocional desnecessária, mas que não machuca, só para cumprir tabela.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sophie Lowe
Louisa Krause

Direção:
Maximilian Erlenwein

História e Roteiro:
Greg Rucka
Allison Schroeder

Produção:
Jonas Katzenstein
Maximilian Leo

Fotografia:
Frank Griebe

Trilha Sonora:
Volker Bertelmann
Raffael Seyfried

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram