As ótimas sessões de aventura com ficção científica estão de volta!
A parceria entre Ryan Reynolds (“Alerta Vermelho”) com o diretor Shawn Levy que se iniciou em “Free Guy” está dando tão certo que a dupla já está confirmada para “Deadpool 3”.
Aqui Reynolds é Adam que em 2050 volta no tempo para 2022 e acaba encontrando sua versão pré-adolescente (o estreante Walker Scobell) e ambos têm que voltar a 2018 para salvar o mundo de uma nociva tecnologia que vai ser dominada pela vilã Maya (Catherine Keener de “Criminosos de Novembro”), além de tentar salvar sua namorada Laura (Zoe Saldana, nossa Gamorra de “Vingadores”) que ficou presa no tempo e tudo isso tem a ver com o pai de Adam, Louis (Mark Ruffalo de “O Preço da Verdade”).
Pode parecer muito, mas roteiro e direção tratam de deixar a história acessível e simples sem ser simplória. Inspiram-se no clássico “De Volta Para o Futuro” como uma bela homenagem e ainda há espaço para várias referências da cultura pop como “Star Wars” (uma das preferidas de Reynolds) e dos heróis da Marvel (incluindo Deadpool).
Reynolds está no modo de sempre – e que aqui funciona bem – e o destaque vai para o novato Walker Scobell que realmente é a cópia do protagonista em sarcasmo e timing cômico. De modo geral também o elenco coadjuvante está bem alinhado com a história e sempre correto.
Falando em história, por mais que os efeitos especiais sejam ótimos, a essência da questão familiar e amorosa sobre o que se perde e o que se ganha em mexer na linha temporal é o que provavelmente deve conquistar o espectador, até porque a produção não recai no lugar comum de resolver tudo de uma vez e deixa a história mais realista (dentro do escopo onde existe viagens no tempo, é claro).
“O Projeto Adam” é o melhor que o cinemão pipoca comercial pode trazer no velho jargão de diversão para toda a família.
Curiosidades:
– Há uma cena em que Louis (Ruffalo), Adam (Reynolds) e o jovem Adam (Scobell) estão brincando de beisebol. Na cena dá para ver rapidamente dois adesivos nos tacos: um do Hulk e outro do Deadpool. Piada interna com o fato dos atores também interpretarem esses super heróis no universo da Marvel.
– Há outra cena em que Louis vê um aluno usando uma camisa com a foto do John Travolta e título Nicolas Cage, e daí Louis diz que entendeu a referência, que é do filme de ação “A Outra Face” de 1997 onde Travolta e Cage fazem papéis invertidos.
– Um dos primeiros filmes em que um personagem (a de Maya) é rejuvenescida através da tecnologia de inteligência artificial Deepfake. Até então – principalmente nos filmes da Marvel – a tecnologia utilizada era a de CGI De-Agging.
– Na cena de clímax quando o Jovem Adam pega o bastão para lutar ele salta e cai igual a “Viúva Negra” e diz “Pouso de Super-Herói”! Deadpool já falou isso no primeiro filme dele.
– O relógio que ambos os Adam’s usam (que foi do pai dele) é um Omega Speedmaster. Outra propaganda é a cerveja que Adam toma numa cena que é da Nikasi, uma marca americana.
– Walker Scobell teve que usar lentes castanhas para combinar com os olhos de Ryan Reynolds. Seus olhos são azuis.
– O cachorro de Adam é chamado Hawking em homenagem ao cientista Stephen Hawking.
– Quando eles executam o plano no final, o jovem Adam chama Adam de “Líder Vermelho” que é uma referência a “Star Wars”.
– O automóvel que Laura usa é o mesmo usado por John Matrix (Arnold Schwarzenegger) em “Comando Para Matar” de 1985.
– O hotel em que os personagens ficam foi o mesmo usado nas filmagens de outro filme do diretor, “Gigantes de Aço”. Aliás, o nome do motel no filme é Three Pines Tree, uma homenagem ao shopping Twin Pines Mall de “De Volta Para o Futuro”.
SPOILER – SÓ LEIA DEPOIS DE TER VISTO O FILME!!!
– Quando a Maya mais velha sem querer mata a Maya mais nova, o que faz com que automaticamente a Maya mais velha também morra, isso cria um paradoxo temporal que o filme não mostra: se a Maya mais velha morre em decorrência da morte da Maya mais nova, então a Maya mais velha não poderia voltar no tempo para matar a Maya mais nova.
Ficha Técnica
Elenco:
Ryan Reynolds
Walker Scobell
Mark Ruffalo
Jennifer Garner
Zoe Saldana
Catherine Keener
Alex Mallari Jr.
Braxton Bjerken
Kasra Wong
Lucie Guest
Donald Sales
Esther Ming Li
Ben Wilkinson
Isaiah Haegert
Milo Shandel
Direção:
Shawn Levy
Produção:
David Ellison
Dana Goldberg
Don Granger
Shawn Levy
Ryan Reynolds
Fotografia:
Tobias A. Schliessler
Trilha Sonora:
Rob Simonsen