Um misto de cinema com teatro. É o que pode ser dito da premissa técnica de essa produção exibida inicialmente no Festival de Sundance de 2009 e agora em DVD nas locadoras. Filmado todo em estúdio, inclusive as cenas supostamente externas, a produção optou por essa ambientação artificial em estilo teatral, como se o elenco estivesse no mesmo palco.
Dirigido por Michael Polish, “O Cheiro do Sucesso” apresenta Billy Bob Thornton, o qual já trabalhou com o diretor antes em “Sonhando Alto”, como Patrick, um vendedor de estrume (sim, estrume) com aquela lábia que os personagens de Thornton costumam ter. Quando o dono da firma morre, sua filha, a mimada Rosemary (Téa Leoni, de “Um Espírito Atrás de Mim”) assume, e sem saber lidar com a situação, acaba prejudicando os vendedores justo no momento em que um forte concorrente chega na área.
Sendo bem direto, o filme não funciona. A experiência do cenário artificial torna a obra, a qual carece de bons diálogos, ainda mais lenta, fazendo-a depender unicamente do carisma do elenco. Pelo menos Thornton e Leoni entregam um desempenho dentro do esperado e ainda há a boa participação de Ed Helms (da saga “Se Beber Não Case”) como membro da força de vendas protagonizando algumas boas piadas.
“O Cheiro do Sucesso” é tão irregular que até essas boas piadas não se encaixam direito na trama. Tenta ser comédia, mas não consegue. Com um tom de bege escuro para marrom durante quase toda a projeção (porque será?), por pouco o filme não se transforma no artigo que os personagens tentam vender.
Ficha Técnica
Elenco:
Billy Bob Thornton
Téa Leoni
Mark Polish
Ed Helms
Kyle MacLachlan
Pruitt Taylor Vince
Frances Conroy
Richard Edson
Direção:
Michael Polish
Produção:
Janet DuBois
Ken Johnson
Jonathan Sheldon
Fotografia:
M. David Mullen