J.T. LeRoy – Escritor Fantasma

Sempre achei Kristen Stewart uma atriz limitada, mesmo sendo indicada por seu papel de Princesa Diana em “Spencer”. Ela se dá melhor em papéis que se parecem com ela mesma. Como o Schwarzenegger fazendo o androide do “Exterminador do Futuro”. Só que sem o carisma do nosso querido brutamontes.

Aqui ela está particularmente insuportável e olha que essa até que é uma interessante história baseada em eventos reais: em 2001 Laura Albert (Laura Dern de “99 Casas”) escreveu um livro que fez um relativo sucesso de crítica e público sob o pseudônimo de J.T. Leroy. Enquanto Laura Albert é uma mulher de meia idade, seu pseudônimo era de um garoto de gênero fluido recém chegado a maioridade. Pressionada a revelar sua identidade, ela conhece a irmã do namorado dela, Savannah (Stewart), e a convence a se passar pelo inventado Leroy para as câmeras. Só que isso começa a escalar de forma que não dá mais para voltar atrás, o que vai impactar a vida de todos os envolvidos.

O problema é que a persona que Kristen Stewart sempre usa em seus filmes é a mesma que ela usa no seu personagem Savanah e é a mesma, só que potencializada, que ela usa para interpretar Leroy. É como se estivéssemos vendo hora a mesma Kristen Stewart de sempre, hora uma versão remix requentada de Kristen Stewart como o pseudônimo de Laura. Inclusive essa interpretação morna contrasta com a excelente leitura que Dern fez de seu personagem, essa sim, digna de uma ótima complexidade. Mas como a produção é centrada em Stewart, todo seu conflito e jornada emocional parece diluído, moroso, trivial, preguiçoso e incômodo.

Claramente o diretor Justin Kelly de “King Cobra” fez a aposta errada e talvez por isso nem sequer mostrou cenas ou fotos das verdadeiras Laura e Savannah nos créditos finais (pelo menos não chequei até o final). Fui pesquisar e aparentemente a persona de Savannah é bem diferente do que foi caracterizado. Mas o problema nem é esse, mas a insistência de Kristen Stewart em não se reciclar.

Além disso, o diretor não soube nem situar o espectador na passagem do tempo, pois o filme se passa num espaço de 4 anos (de 2001 a 2005 – fui pesquisar).

J.T. Leroy” tem uma ótima premissa, mas que não se segura por causa da protagonista insossa.

Curiosidades:

– O filme é baseado no livro que a verdadeira Savannah Knoop escreveu sobre os acontecimentos e ela serviu de consultora para o filme.
– O filme que é feito sobre J.T. Leroy na realidade se chama Maldito Coração em 2004. A diretora real foi a atriz Asia Argento (“O Retorno da Maldição”), só que no filme ela tem outro nome e é interpretada por Diane Kruger (“As Agentes 355”)
– A cantora e atriz Courtney Love que interpreta a produtora Sasha foi realmente uma das pessoas enganadas e engajadas na história de J.T. Leroy, sendo que há várias fotos com ela e os personagens reais na década de 2000.

Ficha Técnica

Elenco:
Kristen Stewart
Laura Dern
Jim Sturgess
Diane Kruger
Kelvin Harrison Jr.
Courtney Love
James Jagger
David Lawrence Brown
Alicia Johnston
Eric Plamondon
Craig Haas
Adam Hurtig
Will Woytowich
Bobby Robidoux

Direção:
Justin Kelly

Produção:
Mark Amin
Jeff Beesley
Thor Bradwell
Cassian Elwes
Dave Hansen
Phyllis Laing
Gary Pearl
Giri Tharan
Patrick Walmsley
Julie Yorn

Fotografia:
Bobby Bukowski

Trilha Sonora:
Tim Kvasnosky

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram