A história do primeiro pelotão negro de aviadores a lutar na Segunda Guerra Mundial, enfrentando as más condições e o preconceito, inclusive por parte dos próprios americanos.
Produzido e meio que dirigido por icônico George Lucas de “Star Wars” (o diretor principal precisou se ausentar por conta de outros compromissos), ele fez o que sabe fazer melhor: memoráveis cenas de batalhas aéreas (com tomadas que lembram muito as batalhas de Luke Skywalker) e arcos de história que acabam se tornando clichê por serem previsíveis e praticamente possibilitarem ao espectador antecipar cada movimento e inclusive dar margem para previsão de quem morre durante a projeção.
Não diminui o resultado, mas também incomoda o fato de cada personagem ser nada mais que um estereótipo com pouca complexidade: tem o cara que bebe para esquecer; aquele que se joga na batalha e não dá valor à vida; o comandante bonzinho e inspirador; o general malvado que se interpõe ao pelotão negro, o soldado branco racista que depois se redime, e por aí vai. E o elenco abraça a causa seguindo a risca as orientações de seus papéis sem muito espaço para improviso.
Os aspectos técnicos como sempre estão impecáveis, desde as batalhas, efeitos especiais, design de produção, cenografia e até mesmo o figurino que compõe a foto da década de 40.
O que se espera de “Esquadrão Red Tails” se cumpre: uma diversão de qualidade mesmo que enlatado pelos estúdios americanos com as mesmas lições de sempre.
Ficha Técnica
Elenco:
Terrence Howard
Cuba Gooding Jr.
Nate Parker
David Oyelowo
Tristan Wilds
Ne-Yo
Elijah Kelley
Marcus T. Paulk
Leslie Odom Jr.
Michael B. Jordan
Kevin Phillips
Andre Royo
Method Man
Bryan Cranston
Lee Tergesen
Direção:
Anthony Hemingway
Produção:
George Lucas
Rick McCallum
Fotografia:
John B. Aronson
Trilha Sonora:
Terence Blanchard