Essa semana mesmo fizemos a crítica do quase ok “A Missy Errada”. Essa comédia romântica segue basicamente os mesmos passos dentro do subgênero “casal começa se odiando e depois se amando” só que dessa vez há uma inversão na avaliação da narrativa: aqui temos um primeiro ato ruim que vai melhorando rumo ao final no melhor estilo das comédias britânicas.
Ainda comparando com “A Missy Errada”, apesar da mesma essência, troca-se o estilo de humor migrando de Adan Sandler para Simon Pegg (“Missão Impossível”) onde ele é Sean que vai a um encontro às cegas.
Lake Bell de “De Volta Pra Casa” é Nancy que por coincidência está no mesmo lugar do ponto desse tal encontro e acaba sendo confundida por Sean. Só que ela decide levar esse inusitado encontro a cabo, mas é desmascarada e ambos passam a trocar farpas a noite inteira tentando se desvencilhar um do outro.
O ponto de partida é muito suro de engolir: os primeiros vinte minutos são de diálogos forçados demais para que uma pessoa de bom senso não consiga inferir que a pessoa na sua frente não é aquela com quem marcou o encontro, e o diretor Ben Palmer de “The Inbetweeners” quase chega ao ponto de insultar a mente do espectador nesse tortuoso caminho.
O filme começa de verdade no segundo ato quando Sean descobre que Nancy não é o seu encontro, e então o roteiro finalmente se acha e põe nos trilhos uma narrativa carismática e engraçada com Pegg sempre correto no seu senso de humor discreto onde os diálogos dizem mais que seus trejeitos, enquanto Lake Bell mais despojada está mais confortável no papel e os coadjuvantes caricatos agregam sempre quando as piadas requerem um tom mais absurdo.
Com Pegg como protagonista é de se esperar sempre referências à cultura pop com a principal sendo sobre o clássico do suspense “O Silêncio dos Inocentes” desde citações completas até mesmo reprodução em forma de paródia de algumas de suas cenas como aquela icônica onde a protagonista Clarice vivida por Jodie Foster abre uma porta que não é a que mostra na continuidade do filme (os entendedores entenderão).
“(Des)encontro Perfeito” faz a proeza de sair de um início sofrível para um carismático final contando com uma condução que se encontra no meio do caminho e a dupla de protagonistas que estabelece uma ótima química.
Curiosidades:
– Lake Bell é americana mas fez sotaque britânico, inclusive fora das filmagens. A equipe só descobriu que ela era americana no fim das filmagens quando ela foi se despedir.
– A ilha grega Kefalonia citada no filme é o lugar favorito de Simon Pegg e da autora Tess Morris para passar as férias.
Ficha Técnica
Elenco:
Simon Pegg
Lake Bell
Olivia Williams
Rory Kinnear
Ophelia Lovibond
Ken Stott
Harriet Walter
Sharon Horgan
Stephen Campbell Moore
Keir Charles
Phoebe Waller-Bridge
Robert Wilfort
Paul Thornley
Henry Lloyd-Hughes
Direção:
Ben Palmer
Produção:
James Biddle
Nira Park
Rachael Prior
Fotografia:
Andrew Dunn
Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe