Sabe aquele filme que não é nada demais, mas que dá um bom programinha no streaming qualquer dia desses? Pois é, vi no cinema e mesmo assim não me arrependi. E o mérito vai quase todo para Gerard Butler de “Destruição Final”.
Ele é Will cujo casamento com a esposa Lisa (Jaimie Alexander de “Thor”) está nas últimas por conta de uma traição dela. Ao parar num posto de gasolina para abastecer, ela é sequestrada e então ele vai a caça dos criminosos, sendo que a polícia também desconfia dele.
O roteiro é bem simples no sentido em que é muito objetivo e ainda coloca uma camada dramática que é o fato de que Lisa que traiu o marido. Não que isso sirva como suspense para que o espectador acho que Will tenha alguma coisa a ver com o sequestro, porque logo no início já sabemos que ele é o herói. Mas imprime uma empatia especial ao protagonista que tentar salvar sua esposa mesmo assim.
Voltando a Will, a sacada é que ele é um cara normal e sem nenhuma habilidade como os heróis de filme de ação, só que enfrentando uma ameaça série. Butler entendeu bem a proposta e incorporou isso ao personagem, transmitindo ao espectador essa sensação de medo e incapacidade que deve ser vencida. Suas expressões, principalmente a hesitação no terceiro ato ao confrontar seus algozes e até mesmo a maneira como luta e atira mostra bem o nível de herói e passa a preocupação pela sua vida.
Só que isso tem um preço: a ação é pé no chão, sem grandes firulas, o que também propõe um ritmo mais lento e intimista que é tudo o que um filme do gênero não deveria ter. Aqui, estranhamente funciona (até certo ponto).
Claramente um filme B – de baixo orçamento – tem no diretor Brian Goodman do também bonzinho “Borboletas Negras”, o cara certo para a missão. Mas bem que ele poderia ter investido mais na única explosão que acontece na história, pois fica com uma cara de efeito especial paupérrimo.
“Caça Implacável” abraça seu lado B, tem um protagonista eficiente e vale uma olhada principalmente para os fãs de Butler.
Curiosidade:
No trailer, Will fala a frase “Não sou militar, não tenho habilidades especiais, mas se mexerem com a minha mulher, eu lhes darei o inferno”. Essa frase, que não está no filme, é uma espécie de contra posição àquela famosa frase que o personagem de Liam Neeson fala no primeiro “Busca Implacável” (o título “Caça Implacável” não foi por acaso), onde o personagem de Neeson, ao contrário, possui uma série de habilidades especiais e deixa bem claro para aqueles que sequestraram a sua esposa: “Eu vou te achar e vou te matar”.
Ficha Técnica:
Elenco:
Gerard Butler
Jaimie Alexander
Russell Hornsby
Ethan Embry
Michael Irby
Cindy Hogan
Bruce Altman
Jordan Salloum
Direção:
Brian Goodman
Roteiro:
Marc Frydman
Produção:
Gerard Butler
Marc Frydman
Brian Pitt
Alan Siegel
Fotografia:
Peter Holland
Mark Nguyen
Trilha Sonora:
Sam Ewing