Uma interessante combinação de nacionalidades nessa produção que é italiana, mas passando-se nos EUA, numa atmosfera bem americana, fala da em inglês e estrelada pelo canadense Donald Sutherland (“Moonfall”) e pela britânica Helen Mirren (“A Grande Mentira”).
Eles são respectivamente Ella e John, do título em português, dois senhores já com idade avançada. Com John passando por um Alzheimer já em fase agressiva, ela decide fugir com ele e um grande trailer para uma última viagem, mas que ainda pode guardar grandes revelações.
Ver esse filme é como se estivéssemos vendo a vida na velhice daquele casal de “Diário de uma Paixão” de tão bonito que é. Tanto que se fosse uma sequência, seria perfeitamente aceito (tirando o final, é claro).
O filme é uma espécie de road movie da terceira idade que é muito bem explorado, mesmo às vezes se tornando um pouco episódico demais. Há algumas ótimas surpresas narrativas pelo caminho, algumas mais emocionantes e muito bem embaladas pela trilha sonora de Carlo Virzì.
Mas de verdade o filme é da dupla de protagonistas. Sutherland talvez tenha tido a melhor atuação das últimas décadas e é quase um pecado não ter sido indicado ao Oscar pelo seu personagem com Alzheimer. Suas mudanças de humor e de memória chegam a ser tão sutis quanto carismáticas. Mirren está ótima e também emociona, mas Sutherland dá um show de verdade (quem conhece alguém que tenha Alzheimer vai entender).
O publico vai ter que segurar o choro no desfecho que, só não é melhor pela música dos pós créditos que parece um country que quebra um pouco o contexto.
Baseado no livro homônimo de Michael Zadoorian, “Ella e John” é um banho de interpretação e uma peça para se refletir sobre a idade, o amor e a finitude. Recomendadíssimo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Helen Mirren
Donald Sutherland
Christian McKay
Janel Moloney
Dana Ivey
Dick Gregory
Direção:
Paolo Virzì
Roteiro:
Michael Zadoorian
Stephen Amidon
Francesca Archibugi
Francesco Piccolo
Paolo Virzì
Produção:
Marco Cohen
Fabrizio Donvito
Benedetto Habib
Marty Eli Schwartz
Fotografia:
Luca Bigazzi
Trilha Sonora:
Carlo Virzì