Você está convidado para uma peça de teatro com uma das grandes atrizes britânica dessa época, Emma Thompson de “Uma Caminhada na Floresta”. Mas é importante frisar: a produção é como uma peça de teatro e nem todo mundo que vai ao cinema gosta de teatro.
90% do filme se passa num quarto de hotel onde a professora aposentada Nancy (Thompson) recebe o garoto de programa Leo Grande – que dá o título ao filme – interpretado pelo desconhecido Daryl McCormack, para um encontro sexual. Nesse encontro – e nos que seguem – eles debatem seus problemas pessoas, em especial os de Nancy, como numa sessão de autodescobrimento que pode mudar a vida de ambos. Ou seja, a produção é um grande diálogo em praticamente um só ambiente, como numa peça de teatro.
A questão é que Emma Thompson está sensacional em um dos melhores papéis de sua carreira e colocando a sua idade como parte da equação de sua performance, abraçando-a de forma visceral, mas sempre com muita leveza, revezando entre a despretensiosa comédia e um drama mais sério sem perder a fluência e a essência.
Ajuda muitos diálogos e a direção de Sophie Hyde que deixa o ambiente mais confortável, principalmente nas transições de tom. Daryl McCormack consegue passar a complexidade necessária para seu personagem, já que há sua persona do serviço (o que um garoto de programa precisa passar para a cliente) e sua verdadeira face que vai sendo mostrada aos poucos no desenvolvimento da trama. Inclusive a abordagem quanto à sexualidade de Leo, não só é inovadora, como também consegue ser ousada sem sair do natural, e enriquece bastante a narrativa.
“Boa Sorte, Léo Grande” é uma ótima peça de teatro que cumpre a missão de ser transposta para a tela grande onde direção e atuação conseguem dar a dinâmica que a história precisa e tocar no íntimo do espectador.
Curiosidades:
- Muitos ensaios foram feitos com a diretora e a dupla de atores completamente nus para que pudessem se acostumar com as cenas mais íntimas.
- Thompson e McCormack ficaram muito amigos durante as filmagens e inclusive chegaram a trocar cartas com suas confiências.
- As filmagens foram feitas na exata ordem cronológica do filme para ajudar no desenvolvimento dos personagens e levaram 19 dias para finalizar num ritmo de 12 páginas de roteiro filmadas por dia.
- O sobrenome real de Nancy Stokes é Robinson que faz um link justamente com a Sra. Robinson do clássico “A Primeira Noite de um Homem” de 1967, onde a protagonista é uma mulher mais velha que se envolve com um jovem rapaz.
Ficha Técnica:
Elenco:
Emma Thompson
Daryl McCormack
Isabella Laughland
Direção:
Sophie Hyde
Produção:
Jason Blum
C. Robert Cargill
Scott Derrickson
Roteiro:
Katy Brand
Fotografia:
Bryan Mason
Trilha Sonora:
Stephen Rennicks