[youtube 9R0WfYhwATU]
O diretor mexicano Alexandre Gonzalez Irritañu virou uma espécie de Gabriel, o Pensador: depois de uma ótima sacada em seus primeiros filmes (sendo até adotado por Hollywood por conta de “21 Gramas“), começou a se repetir o que faz com que as coisas sejam mais previsíveise percam um pouco de sua força, apesar de não serem necessariamente ruins.
O segredo é que em seus filmes acontecem histórias aparentemente separadas rodando em paralelo com espaço e tempo alterados, as quais acabam se encontrando de maneira inteligente em determinados momentos, sendo que a grande lição sempre versa em as conseqüências que uma ação num círculo de pessoas pode ter em outros círculos.
Nessa nova cria, o lema é “desgraça pouca é bobagem” e se expande em conseqüências intercontinentais: um casal americano em viagem turística pelo oriente é baleado acidentalmente por crianças nativas; uma empregada leva os filhos de sua patroa ao México para um casamento, pois não pode deixar as crianças sozinhas; uma adolescente japonesa surda-muda sofre com o despertar da sua sexualidade e a aparente rejeição dos homens.
Essa última trama tem um vínculo tão fraco com as demais que, apesar de interessante no aspecto de como a técnica de filmagem influi na trama, poderia ser descartada do roteiro. Claramente se vê que esta só está no filme pela sua história e não pela coerência com o resto. Além disso, com o mínimo de atenção o expectador consegue matar a charada da trama principal (com Brad Pitt e Cate Blanchett) logo nos primeiros 10 minutos.
Para não se afetar muito com os aspectos que enfraquecem o filme, é melhor se concentrar em seu tema principal que é como a comunicação – ou falta dela – culmina para que tragédias aconteçam. Nesse ponto é ótimo ver determinadas cenas de tensão que acontecem justamente pela falta de entendimento entre seus personagens.
Nota 7
Ficha Técnica
Elenco:
Cate Blanchett
Brad Pitt
Gael García Bernal
Kôji Yakusho
Lynsey Beauchamp
Adriana Barraza
Elle Fanning
Boubker Ait El Caid
Clifton Collins Jr.
Michael Pena
Jamie McBride
Direção:
Alejandro González-Iñárritu
Produção:
Steve Golin
Alejandro González Iñárritu
Jon Kilik
Fotografia:
Rodrigo Prieto
Trilha Sonora:
Gustavo Santaolalla