De vez em quando gosto de relacionar um filme a críticas anteriores que já fiz.
“Alma de Cowboy” da Netflix tem o mesmo problema do filme cuja resenha escrevi antes dele, “Como Nossos Pais”, pois a mensagem é mais forte que a trama. Por outro lado, tal qual os premiados “Nomadland” e “O Som do Silêncio”, faz o expectador conhecer um novo universo: o dos cowboys negros dos subúrbios americanos que lutam para manter a tradição viva, bem como conseguir terrenos para montarem seus estábulos em plena metrópole.
O estreante Caleb McLaughlin interpreta Cole, menino rebelde de uma cidade de interior cuja mãe não aguenta e o deixa com o pai na capital, Harp (Idris Elba da bomba “Cats”), que é um dos cowboys do subúrbio. Cole acaba dividido entre aprender as duras lições do pai ou entrar para o mundo do tráfico.
É aqui que a produção escorrega: a premissa do jovem rebelde que luta contra a tentação e encontra redenção (ou não), além de batida, foi feita com uma abordagem burocrática e enfestada de clichês, de forma a podermos prever todos os seus passos do meio ao desfecho.
O que encanta mesmo, é olhar com os olhos do protagonista adolescente esse mundo dos cowboys. Com exceção dos dois atores principais, praticamente todos os que os rodeiam são realmente cowboys daquela área e que partilham de experiências verdadeiras. Inclusive nos créditos finais, alguns deles são entrevistados numa bela mensagem de esperança.
O elenco, mesmo entre atores e iniciantes, está muito bem, convence como ficção e, mais ainda, como parte de um documentário. Por isso que a mensagem se sobrepõe à trama que chega a ser simplória e fica inserida mais à sua própria sorte do que numa estrutura narrativa original.
“Alma de Cowboy” tem a alma que a mensagem precisa, mas falta a história que o filme pede. Ainda assim, merece ser visto pelo belo retrato de uma parte da população esquecida em suas tradições.
Ficha Técnica
Elenco:
Idris Elba
Caleb McLaughlin
Lorraine Toussaint
Jharrel Jerome
Method Man
Ivannah-Mercedes
Jamil Prattis
Michael Ta’Bon
Byron Bowers
Swen Temmel
Dominic Jackson
Patrick McDade
Terez Land
Liz Priestley
Direção:
Ricky Staub
Produção:
Lee Daniels
Idris Elba
Jennifer Madeloff
Tucker Tooley
Dan Walser
Jeff G. Waxman
Fotografia:
Minka Farthing-Kohl
Trilha Sonora:
Kevin Matley