Pra quem ainda pensa que cinema francês é sinônimo apenas de cult ou arte, está perdendo fortes doses de entretenimento.
Baseado numa história real, a história mostra o juiz Pierre (Jean Dujardin de “Caçadores de Obras Primas”) e seus anos de luta para tentar prender o chefão do tráfico da região de Marselha, Tany Zampa (Gilles Lellouche de “As Múmias do Faraó”) durante as décadas de 70 e 80.
A produção tem uma dinâmica estética bastante americanizada, mas sem entrar no pastiche. A narrativa nem sempre é das mais simples, visto que são muitos personagens da máfia que se conectam de maneira que nem sempre o espectador consegue seguir, mas chega num ponto que ou se entende ou se ignora, mas a linha principal é fácil de enxergar, mesmo com os demais personagens orbitando.
A reconstituição de época está primorosa, desde o design de produção, cenografia e figurino. O público realmente se sente no passado até pela naturalidade da interação entre os elementos de cena e personagens. O elenco está correto e interpreta até mesmo os lugares comuns de forma convincente.
A dupla do Dujardin e Lellouche apresentam mais do simples estereótipo de protagonista / antagonista e a direção investe parte de suas duas horas e quinze minutos mostrando parte da vida pessoal de ambos e como elas influenciam em seus trabalhos. Claro que vamos ver clichês como o do marido ausente ou o do criminoso implacável que trata sua mulher e filhos com doçura, mas isso não deixa de fazer parte de um ecossistema crível e que evolui para um desfecho interessante que mesmo não sendo tão original, pensa um pouco fora da caixa.
“A Conexão Francesa” é ação de gente grande sem muito espaço pra firulas que transformam um filme considerado longo, numa ótima experiência.
Curiosidade:
– A logomarca da produtora francesa Gaumont é mostrada no início na sua versão da década de 70.
Ficha Técnica
Elenco:
Jean Dujardin
Gilles Lellouche
Céline Sallette
Mélanie Doutey
Benoît Magimel
Guillaume Gouix
Bruno Todeschini
Féodor Atkine
Moussa Maaskri
Pierre Lopez
Eric Collado
Cyril Lecomte
Jean-Pierre Sanchez
Georges Neri
Martial Bezot
Direção:
Cédric Jimenez
Produção:
Alain Goldman
Fotografia:
Laurent Tangy
Trilha Sonora:
Guillaume Roussel