Umma

Nessa mistura de J-Terror (terror japonês) com drama familiar, a ótima Sandra Oh (“Briga de Gato”) é Amanda, que quando criança sofreu abusos de sua mãe e depois fugiu, ficando traumatizada. Vivendo de forma pacata numa fazenda com sua filha adolescente Chris (a desconhecida Fivel Stewart), tudo muda quando um tio seu aparece em sua porta com a notícia de que sua mãe morreu na Coréia, entregando a Amanda uma misteriosa mala contendo as cinzas dela e alguns artefatos, o que inicia uma série de eventos sobrenaturais que podem ou não ser fruto de seu trauma psicológico.

O diferencial dessa produção às vezes também joga contra: o roteiro quis aprofundar a complexidade entre a relação de mãe e filha, a qual faz paralelo entre a protagonista e sua mãe (que pode estar presente em espírito) e sua própria vocação como mãe para Chris, e como seus traumas podem afetar esse relacionamento.

Ao mesmo tempo em que de certa forma consegue desenhar bem essa relação, a o filme se atrapalha na hora de mostrar o terror, pois na ânsia de colocar a dubiedade nos eventos (é assombração ou é coisa da cabeça da Amanda?), algumas sequencias ficam meio sem pé nem cabeça, principalmente o clímax, na qual a filha desaparece num erro de continuidade narrativo, retornando apenas quando tudo acaba.

Muitas dessas mesmas cenas, tem pitadas de dramas desnecessários e algumas ainda são escuras demais com alguns efeitos tão sutis na escuridão que seria ideal assistí-los no cinema ou num quarto escuro.

Destaque para a trilha de Roque Baños do também terror “Vem Brincar” que está se tornando um expert no gênero e um dos únicos aspectos que são consistentes e amarrados na produção.

Umma” tem Sandra Oh e a complexidade de seu drama como pontos altos e, por outro lado, um terror meio diluído entre cenas com muita truncagem e pouca dinâmica, mas que operam um resultado razoável.

Ficha Técnica

Elenco:
Sandra Oh
Fivel Stewart
Dermot Mulroney
Odeya Rush
MeeWha Alana Lee
Tom Yi

Direção:
Iris K. Shim

Produção:
Zainab Azizi
Sam Raimi

Fotografia:
Matt Flannery

Trilha Sonora:
Roque Baños

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram