Assassino Sem Rastro (“Memory”)

Esse foi o quinto filme na sequência em que Liam Neeson interpreta o herói no estilo “exército de um homem só” num filme de ação. Os outros estão aqui. E todos são medianos, com alguns flertando perigosamente com um filme B. A diferença é que esse é bem melhor. E seria ainda muito melhor se não fosse uma trapalhada do roteiro no final.

Neeson é Alex, um assassino contratado que começa a sentir sintomas de Alzheimer, fazendo-o esquecer algumas coisas importantes. Quando ele se recusa a matar uma criança, sua própria organização passa a prossegui-lo. O que também ele não sabia é que essa criança é a chave de uma outra investigação do FBI, chefiada pelo agente Vincent (Guy Pearce de “Bloodshot”), e então a polícia também vai ficar na cola de Alex.

O diretor Martin Campbell de “A Protegida” soube muito bem como fazer duas tramas aparentemente diferentes, juntarem-se de forma elegante e natural, inclusive com uma ótima dinâmica entre personagens.

A produção também foge do clichê da família americana, quando mostra ótimas cenas de violência gráfica e não poupa ninguém. Inclusive há muitas surpresas boas quanto à natureza dos personagens, tanto dos vilões quanto dos mocinhos, tornando-os mais complexos do que de costume.

A execução e desenvolvimento da trama foram tão bons que é difícil entender como eles se enrolaram no último ato na trama dos pen drives. Por algum motivo que nunca é explicado, Alex entrega todos os pen drives menos um (porque???). Pior é a maneira como se revela a localização desse pen drive, querendo fazer mistério, mas sendo totalmente desnecessário. Mais 5 minutos de reflexão poderia ter dado qualquer solução melhor aos roteiristas. Inclusive sem a necessidade de se ter esse tal dilema dos pen drives. Uma pena para quem estava indo tão bem.

Baseado no filme belga “O Caso Alzheimer” feito em 2003, “Assassino Sem Rastro” é o melhor filme do gênero que Liam Neeson fez nos últimos anos, saindo do lugar comum e uma das poucas vezes em que um filme derrapa feio no final, mas é salvo pela construção que veio antes.

Ficha Técnica

Elenco:
Liam Neeson
Guy Pearce
Taj Atwal
Harold Torres
Ray Fearon
Monica Bellucci
Ray Stevenson
Mia Sanchez
Daniel De Bourg
Natalie Anderson
Rebecca Calder
Scot Williams
Doug Rao
Atanas Srebrev
Lee Boardman
Stella Stocker
Josh Taylor
Vladimir Mihaylov
Josh Macrena
J.R. Esposito
Antonio Jaramillo
Tudor Chirila

Direção:
Martin Campbell

Produção:
Moshe Diamant
Michael Heimler
Rupert Maconick
Arthur Sarkissian
Cathy Schulman

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
Photek

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram