Uma história boba com uma sinopse complexa: Robert Duvall (“O Juíz”) é Red, fazendeiro que perdeu tudo e recebe a visita de um neto que desconhece, Gally (Jeremy Irvine de “A Mulher de Preto 2”). Desiludido, o velho parte com o neto para o México e dá carona para uma dupla de bandidos sem saber, os quais mais tarde são abandonados na estrada deixando no carro o dinheiro de uma transação misteriosa (tão misteriosa que ninguém entende). Então Red e Cally passam a ser perseguidos pelos bandidos e por mais outros bandidos que também querem esse dinheiro.
Apesar de parecer se tratar de algo sério, o roteiro por pouco não trata da trama como uma comédia, pois suaviza qualquer perigo que nossos heróis poderiam passar. Chega ao ponto das poucas cenas de ação não despertar a mínima tensão, devido a certeza que o público tem de que nada vai acontecer aos protagonistas.
Duvall interpreta mais um homem corroído pela terceira idade de maneira sarcástica, mas perde a oportunidade de impressionar devido a condução frouxa do diretor cubano Emilio Aragón que prefere ignorar o óbvio quando monta um tiroteio onde em lugares cheios de gente onde a polícia só aparece no dia seguinte ou ainda quando faz uma linda mulher se apaixonar instantaneamente pelo velho Red.
E pior: constrói um desfecho sem pé nem cabeça, visto que ficamos sem saber as motivações de Gally que apenas serviu de estereótipo de rapaz inseguro ou de qualquer coisa relacionada à origem do dinheiro.
“Uma Noite no México” entra mudo e sai calado e tem um efeito frustrante com uma premissa tão atrapalhada quanto sua direção.
Ficha Técnica
Elenco:
Robert Duvall
Jeremy Irvine
Angie Cepeda
Luis Tosar
Joaquín Cosio
Javier Gutiérrez
Rene Rhi
Jim Parrack
James Landry Hébert
Michael Ray Escamilla
Abraham Benrubi
Direção:
Emilio Aragón
Produção:
Emilio Aragón
Virginia Campos
Rob Carliner
Robert Duvall
J. Ethan Park
Sunmin Park
César Vargas
William D. Wittliff
Daniel Écija
Fotografia:
David Omedes
Trilha Sonora:
Emilio Aragón