https://www.youtube.com/watch?v=zz3Dr_O9yPI
Suspense bom é aquele que prende o espectador até o final. Suspense não tão bom é aquele que prende o espectador, mas decepciona no final. É o caso desse filme com potencial onde Elijah Wood (“O Maníaco”) é Tom, famoso pianista que fica recluso por cinco anos por causa de um deslize no meio de uma apresentação. Bastante inseguro no seu concerto de retorno, as coisas pioram quando um psicopata o avisa no meio da apresentação que se ele errar uma nota, ele e sua esposa morrerão. Então Tom deve descobri quem e porque está sendo ameaçado e tentar escapar sem errar as partituras.
Até a metade da projeção o diretor espanhol Eugenio Mira consegue através de experimentações, excelentes efeitos de câmera com travellings e os combina com a trilha de Víctor Reyes (“Poder Paranormal”) apimentando a tensão gradativamente.
Já na segunda metade, a motivação do vilão é revelada muito rapidamente e dá tempo para o público perceber que haveria várias maneiras diferentes e bem mais fáceis de se chegar no objetivo do assassino sem precisar de toda aquela celeuma. Fica ainda menos crível pensar que apenas duas pessoas conseguem tomar conta da segurança de um teatro inteiro.
Wood se esforça bastante para que se compre a idéia e talvez ele seja o grande trunfo, já que se mostra inseguro e toma atitudes mais coerentes de que a própria situação pede. Com menos de 90 minutos, a obra se fecha para tantas ótimas possibilidades (não vou discuti-las aqui para não revelar spoilers) e prefere terminar de forma mais do que simplória.
“Toque de Mestre” desperdiça uma boa premissa que parece ter ficado apenas na idéia e não se materializado com a devida profundidade.
Ficha Técnica
Elenco:
Elijah Wood
John Cusack
Kerry Bishé
Tamsin Egerton
Allen Leech
Don McManus
Alex Winter
Dee Wallace
Jim Arnold
Direção:
Eugenio Mira
Produção:
Rodrigo Cortés
Adrián Guerra
Fotografia:
Unax Mendía
Trilha Sonora:
Víctor Reyes