Há filmes que parecem ter sido feitos sob medida para críticos mais aplumados que conseguem achar profundos significados nas abstrações mais apopléticas. Mas até nelas há arte. E entre erros e acertos, “Sr. Ninguém” quase decola. Quase.
Jared Leto de “Capítulo 27” é Nimo Nobody (daí vem o nome Ninguém) que, num futuro próximo e com 118 anos é o último ser humano mortal na face da Terra, onde os seres humanos aprenderam a ter a imortalidade. Próximo da morte, ele é confrontado com suas confusas lembranças que o levam a experimentar diferentes vidas como se pudesse ter tido uma segunda chance para suas escolhas.
Apesar de claramente um drama independente, o apuro técnico do cineasta belga Jaco Van Dormael faz com que as necessidades de efeitos especiais e design de produção sejam atendidas como se fossem da mais alta qualidade. Além disso, percebe-se um elenco de primeira até mesmo no nível de coadjuvantes.
Infelizmente, comete-se aqui o mesmo erro de “A Fonte da Vida“: o filme segue uma determinada linha de raciocínio que, mesmo fazendo de tudo para tornar o entendimento do espectador um desafio, ainda é possível acompanhar. Mas no fim do segundo ato, essa linha lógica é quebrada e tudo aquilo que poderia ser suposto racionalmente cai por terra.
O que já era difícil de acompanhar, pois além de confuso, é uma maratona de 141 minutos, torna-se quase inviável, fazendo um longa se transformar em apenas uma colagem de bonitas imagens sem significado já que se perde o sentido e se abre espaço para tantas interpretações que provavelmente pouca gente se dará ao trabalho de escolher uma.
Friamente falando, “Sr. Ninguém” prometia contar uma linda história e se contentou apenas com lindas tomadas. E gostar daquilo que não faz o menor sentido, não é gostar. Pena que, ao contrário do protagonista, não dá pra voltar no tempo e fazer a escolha de escrever um roteiro melhor.
Ficha Técnica
Elenco:
Jared Leto
Sarah Polley
Diane Kruger
Linh Dan Pham
Rhys Ifans
Natasha Little
Toby Regbo
Juno Temple
Clare Stone
Thomas Byrne
Audrey Giacomini
Laura Brumagne
Allan Corduner
Direção:
Jaco Van Dormael
Produção:
Bruce Anderson
Fotografia:
Christophe Beaucarne
Trilha Sonora:
Pierre van Dormael