[youtube OmddpPDas9Q]
Concebido inicialmente para ser algo de arte, esse desastre tenta enganar o expectador com um visual rebuscado e com tomadas irritantemente demoradas como se isso destacasse as atuações do péssimo elenco em questão. Para comprovar a tentativa vã de seus realizadores de passar esse engodo por arte, ainda colocaram cenas de nudez e sexo puramente apelativas que em nada agregam no contexto.
A trama até daria um bom filme de terror: dez anos após a morte do marido, Anna (Nicole Kidman, de “A Intérprete”) se vê de frente com um garoto com exatos dez anos de idade que afirma ser o falecido, inclusive contando coisas que somente o casal sabia. Como de costume, Hollywood estraga a boa premissa ao nos apresentar personagens patéticos a começar pela protagonista. Nicole Kidman vive uma Anna constantemente com olhos vermelhos (como se chorasse a cada segundo ou estivesse sob efeito de alguma droga) que, apesar de ser mostrada como uma pessoa sã, enlouquece acreditando que o moleque é mesmo o tal defunto. Já o menino, Sean (Cameron Bright, garoto com cara bizarra de “O Enviado”) nos é apresentado como um personagem evasivo, o qual não dá respostas coerentes, o que também não é de se admirar frente à incoerência do resto do elenco.
Daí pra frente, nada mais se espera do filme. Todos os personagens tomam atitudes absurdas – em vez de mandar o garoto para um hospital psiquiátrico, Anna o hospeda em sua casa! E o final sem nenhum clímax continua a querer nos enganar tentando se fazer passar por um filme de arte. A única parte que pode se tornar interessante (e mesmo assim são apenas 5 minutos) é quando a cunhada de Anna, Clara (Anne Heche, de “Seis dias e Sete Noites”), descobre o que está acontecendo. Destaque para Lauren Bacall (de “O Espelho tem Duas Faces”) que tenta imprimir um pouco de dignidade à película, mas acaba afundando junto com o barco.
É difícil de imaginar o que passou pela cabeça do diretor Jonathan Glazer (do bom “Sexy Beast”) quando cometeu este filme, já que é fácil notar as tentativas artificiais de rebuscar a linguagem, o que acabou transformando-o numa massa disforme sem roteiro.
[rating:1]
Ficha Técnica
Elenco:
Nicole Kidman
Cameron Bright
Danny Huston
Lauren Bacall
Arliss Howard
Anne Heche
Peter Stormare
Ted Levine
Direção:
Jonathan Glazer
Produção:
Lizie Gower
Nick Morris
Jean-Louis Piel
Wang Wei
Fotografia:
Harris Savides
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat