Os Olhos de Tammy Faye (“The Eyes of Tammy Faye”)

Esse era o projeto dos sonhos de Jessica Chastain (“As Agentes 355”) desde que viu o documentário homônimo sobre a ascensão e queda de uma das duplas de televangelistas mais famosas das décadas de 70 e 80, Jim Baker e Tammy Faye Baker, que resultou no colapso de seu império após a prisão de Jim por fraude, estelionato e acusações de imoralidades.

Chastain e Andrew Garfield interpretam brilhantemente o casal com destaque para a ótima maquiagem que cobre mais de 40 anos do decorrer de suas vidas e dos eventos que moldaram seu destino. Chastain está indicada ao Oscar de melhor atriz e Garfield talvez só não tenha sido para não acumular com a sua outra indicação por “Tick, Tick… Boom!”.

Michael Showalter de “Um Crime Para Dois” trabalha com riqueza de detalhes todo o material que pôde colocar a mão e, inclusive nos créditos finais, há a comparação entre algumas cenas com os eventos reais.

O roteiro é um pouco burocrático e às vezes pula alguns detalhes que poderiam ser relevantes – por exemplo, a rápida ascensão sem se preocupar sobre o caminho das coisas (5 minutos, matariam a charada) – mas de forma geral consegue transmitir ao longo do tempo um panorama bem didático do rumo que o casal tomou.

A boa escolha narrativa, como o próprio título induz, é que apesar de ser filmado em terceira pessoa, os acontecimentos são todos mostrados sob o foco de Tammy, o que faz com que muitas das ações de Jim passem inicialmente despercebidas por ela e, consequentemente pelo espectador.

Apesar de ser um filme longo, a dupla de protagonistas carrega muito bem a história, com o pilar de reconstituição de época um trunfo. Destaque também para a atuação do sempre competente Vincent D’Onofrio (“Desejo de Matar”) como um pastor cheio de segundas intenções e da maravilhosa Cherry Jones (“A Jornada de Hank Williams”) como mãe de Tammy, a qual deveria ter sido mais reconhecida pelo seu papel.

Os Olhos de Tammy Faye” prova que a vida real dá excelentes filmes, principalmente quando são bem executados e atuados. E aqui tudo encontrou seu equilíbrio.

Curiosidades:

– Apesar de vários programas humorísticos da época caracterizarem Tammy Faye com a maquiagem toda borrada e chorando, não há nenhum arquivo ou indício que isso tenha acontecido. Por isso a personagem no último ato fala que sua maquiagem é a prova d’água.
– Jessica Chastain cantou todos os covers das canções de Tammy Faye.
– Jessica Chastain é 6 anos mais velha que Andrew Garfield, enquanto a verdadeira Tammy Faye é 2 anos mais nova que Jim Baker.
– Existe um outro filme sobre a vida de Jim e Tammy feito em 1990 chamado “Fall From Grace”. O casal nesse filme é interpretado por Kevin Spacey e Bernadette Peters.

**SPOILER – SÓ LEIA DEPOIS DE TER VISTO O FILME**

Apesar de no fim, o filme mostrar o que aconteceu com os personagens, muita coisa eles deixaram de citar:
– Após ser solto em 2003, Jim Baker casou novamente e retornou ao televangelismo com foco no apocalipse. Em 2020 foi processado por criar um kit COVID e ser contra a vacina.
– Logo após o divórcio de Tammy Faye, ela se casou novamente com Roe Messner (um dos investidores e que é interpretado por Sam Jaeger). Roe também foi indiciado e preso por 27 meses. Eles se mantiveram casados durante sua prisão até a morte de Tammy em 2007.

Ficha Técnica

Elenco:
Jessica Chastain
Andrew Garfield
Cherry Jones
Vincent D’Onofrio
Mark Wystrach
Sam Jaeger
Louis Cancelmi
Gabriel Olds
Fredric Lehne
Chandler Head
Jay Huguley
Dan Johnson
Michael MacCauley

Direção:
Michael Showalter

Produção:
Kelly Carmichael
Jessica Chastain
Gigi Pritzker
Rachel Shane

Fotografia:
Mike Gioulakis

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram