O Protetor: Capítulo Final (“The Equalizer 3”)

Talvez seja o capítulo (final) mais equilibrado da franquia, pois consegue balancear a jornada emocional do protagonista com a ultraviolência explícita de suas (poucas) cenas de ação.

Após dizimar um grupo de traficantes Robert (Denzel Washington voltando ao seu personagem) acaba parando numa cidadezinha italiana e acaba se afeiçoando pelo povo de lá. Até que os vilões da vez aparecem para perturbar a paz da cidade, mas terão que se defrontar com essa máquina de matar.

Robert McCall se junta a John Wick como o assassino que mata sem pestanejar e da forma que pode e deve no momento. O que essa continuação foca é na dualidade entre ser bom e ser mal e como McCall enxerga esse seu dom ou maldição.

Nessa hora Denzel Washington brilha por transitar naturalmente entre a pura psicopatia e o sentimento de bondade. Reparem no olhar curioso e de satisfação no momento em que mata algumas de seus algozes, mas também na genuína preocupação com as pessoas a sua volta, como se fazer o bem fosse uma desculpa para liberar o serial killer que existe dentro dele.

São poucos os filmes que se preocupam com o psicológico do herói (ou anti-herói), como este dirigido pelo competente Antoine Fuqua, visto pela última vez dirigindo o bonzinho “Emancipação”, que não poupa na violência, usando ótimos efeitos especiais e de maquiagem para criar as maneiras mais inusitadas de mostrar as mortes.

Dito isso, sou poucas cenas de ação – apenas 3 – apesar de muito bem coreografadas. Destaque para a inicial que aparentemente foi a que deu mais trabalho, o que não deixa de ser contraintuitivo, já que o último ato merecia um grau de complexidade maior.

Finalmente os roteiristas tiveram uma ótima sacada de conectar os eventos da trama (primeiro ato + gangue da cidadezinha + investigação da CIA + terrorismo) de uma maneira fluida, fácil de entender e que fez toda a diferença no final, inclusive pegando um ganchinho do filme anterior, representado aqui pela personagem de Dakota Fanning que se reune com Washington quase 20 anos depois de terem trabalhado juntos em “Chamas da Vingança”.

O Protetor – Capítulo Final” é ação, mas também é uma história centrada nos demônios de seu protagonista, que tem um desfecho emblemático quando este esquece sua colherzinha na mesa de um café. Às vezes a paz está nas pequenas coisas.

Ficha Técnica:

Elenco:
Denzel Washington
Dakota Fanning
Eugenio Mastrandrea
David Denman
Gaia Scodellaro
Remo Girone
Andrea Scarduzio
Andrea Dodero
Daniele Perrone
Zakaria Hamza
Manuela Tasciotti
Dea Lanzaro
Sonia Ammar
Alessandro Pess
Niccolò Fava

Direção:
Antoine Fuqua

História e Roteiro:
Richard Wenk

Produção:
Todd Black
Jason Blumenthal
Tony Eldridge
Antoine Fuqua
Alex Siskin
Michael Sloan
Steve Tisch
Denzel Washington

Fotografia:
Robert Richardson

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

Avaliações dos usuários

satisfatório

Rated 5,0 out of 5
27/09/2024

excelente

Anonymous

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram