O Homem de Ferro 2 (“Iron Man 2”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Surge um filme que deve dividir o espectador e de difícil avaliação, justamente porque o que é positivo quando mal dosado, acaba por se tornar contraproducente. Começando de onde a primeira parte parou, Tony Stark (Robert Downey Jr.) dá suas entrevistas e, narcisista como sempre, clama que sua invenção trouxe a paz mundial. Do outro lado do mundo, na Rússia Ivan Vanko (Mickey Rourke de “Geração Perdida“) consegue duplicar a tecnologia de Stark para vingar a desgraça da sua família provocada, segundo ele, pelo clã Stark, o que o torna o vilão conhecido como Chicote Negro (mesmo que seu codinome nunca tenha sido dito no filme).

É pouco tempo para tantas tramas e acontecimentos. A Marvel acerta em focar a vida pessoal do herói, cujas manias auto-destrutivas o põe a um passo do colapso. Também acerta em intensificar a presença da S.H.I.E.L.D., organização que mais tarde formará o grupo de heróis conhecido como Os Vingadores, da qual o Homem de Ferro faz parte. O grande erro é colocar todas as linhas narrativas no nem tão pouco tempo de filme (117 minutos).

O espectador dificilmente absorverá tudo, no sentido de que as histórias são tratadas de forma superficial. Por exemplo, o vilão passa a impressão de nunca representar uma ameaça real; e o que dizer do pseudo romance do protagonista com Pepper Potts (Gwyneth Paltrow de “Amantes“) que chega a ser invisível em quase todo o filme como se eles nunca tivessem ficado juntos no final do seu antecessor? Para completar o enfraquecimento da produção, o próprio Robert Downey Jr. parece se divertir tanto com o papel que seu sarcasmo e leveza exacerbados nunca deixam a platéia se sensibilizar com o suposto perigo ao qual está exposto. Tanto é que os momentos mais memoráveis são os cômicos.

Para se contrapor a todas essas fraquezas, o diretor Jon Favreau – que dirigiu a parte 1 – capricha em efeitos especiais de última geração e cenas de ação muito bem dirigidas onde, com toda a gama de elementos envolvidos, sempre deixa claro o que está acontecendo na tela. Ele mesmo aparece mais na tela (é o motorista Happy) com algumas seqüências hilárias. Aliás, o destaque vai para Sam Rockwell (“Lunar“) que interpreta o arquirrival de Stark numa de suas sensacionais performances cômicas, o que é claro tira toda a tensão que um personagem como ele deveria criar. Não se pode deixar de citar a participação de Scarlett Johansson (“The Spirit – O Filme“) como a Viúva Negra, pois mesmo não acrescentando muito em termos narrativos, tem uma presença magnetizante.

Pondo tudo na balança, “O Homem de Ferro 2” é um filme muito bom e acima da média, com mais acertos do que erros, mesmo que estes últimos infelizmente façam toda a diferença. E não percam a cena depois dos créditos finais.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey Jr.
Gwyneth Paltrow
Don Cheadle
Scarlett Johansson
Sam Rockwell
Samuel L. Jackson
Mickey Rourke
Leslie Bibb
Paul Bettany
Jon Favreau
Olivia Munn
John Slattery
Clark Gregg
Stan Lee
Helena Mattsson
Tim Guinee
Garry Shandling
Davin Ransom
Anya Monzikova
Keith Middlebrook

Direção:
Jon Favreau

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Matthew Libatique

Trilha Sonora:
John Debney

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram