https://www.youtube.com/watch?v=HAAlcXLLSNk
O diretor Peter Berg volta ao tema da guerra no Oriente Médio após o ótimo “O Reino” de 2007, dessa vez retratando a história real da operação Red Wings, quando um pequeno grupo de soldados táticos embarcou numa missão para matar um terrorista, mas acabou sendo praticamente massacrado pelo exército do Talibã. O grupo é formado por Mark Wahlberg (“Dose Dupla”), Taylor Kitsch (que já trabalhou com o diretor em “Battleship – A Batalha dos Mares”), Emile Hirsch (“A Hora da Escuridão”) e Ben Foster (“360”).
O filme não tem bem uma história, mas apenas a sucessão de fatos (alguns romantizados) sobre a tentativa de sobrevivência do grupo, frente ao ataque implacável do inimigo no meio da selva. Daí fica como mérito do diretor, a condução da narrativa com um ritmo que prende a atenção do espectador pelas duas horas de filme (o que convenhamos não é pouco).
Ele foca em dois pontos essenciais nesse contexto: a pressão psicológica que é logo mostrada nos créditos iniciais, onde em treinamentos reais, os soldados são levados ao seu limite, para que se compare com os eventos do filme; e o tormento físico que cada soldado passa. Este último também é mostrado com uma ótima dose de realismo quando, por exemplo, o grupo se joga numa íngreme descida enquanto vemos seus corpos caindo retorcidos, sendo quase dilacerados pelas rochas e troncos de árvore no caminho.
O diretor de fotografia Tobias A. Schliessler (parceiro do diretor desde “Hancock“) consegue retratar muito bem o ambiente que se torna ao mesmo tempo aberto e claustrofóbico para os soldados, fazendo naturalidade a transição da floresta fechada para os penhascos rochosos e para a aridez das pequenas vilas muçulmanas.
Berg não carrega no tom patriótico, o que torna o filme mais palatável para outros públicos além dos EUA, e vai para o caminho certo mostrando o sacrifício e comprometimento dos soldados com a sua causa. Nos créditos finais, ainda se mostra as fotos dos soldados reais que participaram da operação, dando um ar biográfico ainda mais emocionante. O mérito de “O Grande Herói” é poder servir tanto para um divertimento escapista de ação, quanto entender a biografia de um dos fronts americanos e como as suas forças armadas trabalham na guerra contra o terrorismo. Ou ambos, o que é melhor.
Ficha Técnica
Elenco:
Mark Wahlberg
Taylor Kitsch
Emile Hirsch
Ben Foster
Yousuf Azami
Ali Suliman
Eric Bana
Alexander Ludwig
Rich Ting
Dan Bilzerian
Jerry Ferrara
Rick Vargas
Scott Elrod
Direção:
Peter Berg
Produção:
Sarah Aubrey
Randall Emmett
Akiva Goldsman
Norton Herrick
Stephen Levinson
Mark Wahlberg
Fotografia:
Tobias A. Schliessler
Trilha Sonora:
Explosions in the Sky
Steve Jablonsky