Um dos poucos filmes que Pedro Almodóvar produz sem ter dirigido, “O Anjo” é baseado na história real de Carlos Robledo (estréia de Lorenzo Ferro como ator) que, ainda adolescente, era um gatuno de pequenos furtos, até conhecer na escola Ramon (Chino Darín de “Durante a Tormenta” que é filho do astro argentino Ricardo Darín!), cuja família é especializada em roubos.
Ao entrar para o esquema, Carlos surpreende por ser um sociopata, não ter dificuldade em matar e ainda ter problemas de sexualidade, tudo abrangido de forma assertiva nas telas.
O diretor Luis Ortega coloca nas telas do seu jeito cru com quase nada de glamour, uma excelente jornada psicológica de seu protagonista, junto com reconstituição de época e design de produção impecáveis, além de uma trilha sonora que ele e Almodóvar escolheram a dedo.
Aliás, uma das qualidades de Ortega é mostrar cenas polêmicas sem jamais ser apelativo, quase como uma aula para outros cineastas. Sem necessariamente fazer as comparações entre ficção e vida real, basta uma basta no Google para perceber o preciosismo da produção em recriar os fatos para as telas.
O elenco está afiado, sendo que Lorenzo Ferro está impecável como o andrógino Carlos e sua amoralidade e ousadia que só é abatida pelo seu questionamento sobre a própria sexualidade. Os eventos mostrados às vezes parecem fragmentados, mas traduzem bem o psicológico do serial killer argentino.
“O Anjo” é aquela ótima surpresa que mostra o quão mais avançado o cinema argentino se encontra comparado ao brasileiro (se bem que melhoramos bastante).
Curiosidades:
– Lorenzo Ferro foi o primeiro ator a fazer a audição para o papel, dentre mais de 100. E foi o escolhido.
– Pela lei a pena máxima na Argentina é de 45 anos. Mas os crimes de Carlos foram tão chocantes que o juiz deu uma sentença indeterminada. Então, após os 45 anos, Carlos pode entrar com um processo para saber quanto falta de sua pena, mas por lei, cabe ao juiz dizer e portanto ela vai ficar rolando até a sua morte. Detalhe: os 45 anos foram completados em 2020 e Carlos é o prisioneiro com o maior tempo de prisão na Argentina até o momento.
Ficha Técnica
Elenco:
Lorenzo Ferro
Chino Darín
Cecilia Roth
Luis Gnecco
Malena Villa
Sofía Inés Torner
Marcelo Cancemi
Mercedes Morán
Daniel Fanego
Direção:
Luis Ortega
Produção:
Agustín Almodóvar
Pedro Almodóvar
Leticia Cristi
Pablo Culell
Esther García
Axel Kuschevatzky
Matías Mosteirín
Sebastián Ortega
Hugo Sigman
Fotografia:
Julián Apezteguia