[youtube FssKaakYL20]
A velhice é a maior surpresa do homem. É o que diz Sir Ben Kingsley de “A Última Legião“, dessa vez no papel de um professor que, apesar de alcançar a terceira idade em pleno vigor, já começa a sentir os efeitos do tempo nele próprio e em seu círculo de amizades. Desgarrado com as mulheres, ele conhece Consuela (Penelope Cruz de (“Vicky Cristina Barcelona“), sua aluna, mulher bem mais jovem. Assim ele começa a nutrir um sentimento possessivo ao mesmo tempo que teme se envolver demais.
Esse romance é o que a produção tenta vender com seu marketing. Mas “Fatal“, título estranho, é muito mais que isso. É uma ode sobre a vida, o tempo e como um atinge o outro. E ninguém melhor que Isabel Coixet diretora do também ótimo “A Vida Secreta das Palavras” para desfiar essa história de amor à vida.
O casal de protagonistas apresenta uma ótima química na tela sem parecer forçado e Cruz se coloca numa das melhores atuações de sua vida, mais contida do que de costume, sem exageros. Outro ator que desponta e parece ser finalmente reconhecido após tantas produções pobres nos últimos anos é Dennis Hopper (“Promessas de um Cara de Pau“) como seu melhor amigo e confidente, o qual arranca lágrimas no início do terceiro ato.
Sempre com os pés no chão, a diretora evita finais fáceis e previsíveis, seguindo uma direção mais dúbia, tal qual os conflitos do protagonista. Uma verdadeira reflexão.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Ben Kingsley
Penélope Cruz
Patricia Clarkson
Deborah Harry
Dennis Hopper
Peter Sarsgaard
Direção:
Isabel Coixet
Produção:
Andre Lamal
Gary Lucchesi
Tom Rosenberg
Fotografia:
Jean-Claude Larrieu