O novo filme fofura da Disney (em cartaz no Disney+) mostra Jillian Bell de “A Maratona de Britney” como Eleanor, uma atrapalhada aprendiz de fada-madrinha, mas que corre o risco de não se formar porque a escola de fadas está prestes a fechar devido à falta de demanda de pedidos de crianças para se vive feliz para sempre. É quando ela rouba uma carta de muitos anos, foge para o mundo real e dá de cara com a já crescida Mackenzie (Isla Fisher de “Levando a Vida Numa Boa”) que tem uma vida deprimida. Só que Eleanor deve atrapalhar mais do que ajudar.
Sharon Maguire que já dirigiu “O Bebê de Bridget Jones”, não arrisca ousadias e cria uma narrativa mais conservadora, mas confia – e acerta – na química entre Bell e Ficher, inclusive com o bom uso do elenco coadjuvante que mesmo sem grandes nomes emplaca tanto no timing quanto na dinâmica, inclusive as atrizes mirins.
O roteiro geralmente manda boas piadas, algumas forçadas, alguns clichês, mas sempre dentro do contexto do universo estipulado para o filme. A mensagem sobre felicidade não ter regras ou formas também é importante vai ao encontro da cartilha da Disney do século XXI cada vez mais atualizada, democrática e diversificada.
Efeitos digitais honestos também fazem parte da boa estética sem grandes destaques (Ok, a cena em que o boneco digital da protagonista fica voando e procurando uma carta não é das melhores investidas).
“Fada Madrinha” é a cara dos filmes da Disney desde os anos 80, no que tem de melhor e pior, mas com uma boa repaginação para os tempos atuais e com mensagens relevantes.
Curiosidades:
– O desfecho é uma animação porque a pandemia de COVID-19 impediu que fossem feitas filmagens extras.
– Na cena em que Eleanor assiste à “A Noviça Rebelde” o que ela está vendo é o trailer do filme.
Ficha Técnica
Elenco:
Jillian Bell
Isla Fisher
Utkarsh Ambudkar
Santiago Cabrera
June Squibb
Sonia Manzano
Carlease Burke
Jane Curtin
Olga Merediz
Stephnie Weir
Tim Estiloz
Chris Everett
Artemis Pebdani
Direção:
Sharon Maguire
Produção:
Justin Springer
Fotografia:
Christopher Norr
Trilha Sonora:
Rachel Portman