O novo “Mortal Kombat” é o melhor filme bobinho de ação que você deve ver pelo streaming atualmente. Bobinho porque – vamos combinar – não dá pra fazer nenhum roteiro sério a partir do icônico game homônimo da década de 90 que, inclusive, rivalizava com seu predecessor “Street Fighter” (que rendeu uma sofrível adaptação para o cinema), além de também ter sido adaptado várias vezes para o cinema e home vídeo naquela mesma década e na seguinte, com Christopher Lambert encabeçando o papel de Lord Raiden em 1995.
Mas o ano é 2021 e há uma batalha nas sombras entre a Terra e um reino do mal que é decidido num torneio. Só que o vilão Shang Tsung (Chin Han de “O Vigilante do Amanhã”) manda seu bando eliminarem os oponentes da Terra para não haver torneio. Assim, nossos questionáveis heróis protegidos por Lord Rainden (Tadanobu Asano de “Midway – Batalha em Alto Mar”), aqui assumindo um papel mais de mocinho, vão ter que lutar e aprender a usar seus poderes para neutralizar a ameaça.
Talvez até que foi interessante o que fizeram com uma premissa que de forte não tem nada, mas quem viu o trailer sabe que o ponto alto são as lutas, ou melhor, as mortes. O diretor não poupou o espectador (no bom sentido) e entrega a “FATALITY” que todos os fãs torciam para ver.
Além dos efeitos especiais serem excelentes e os personagens terem uma fidelidade quase insana com a evolução dos games, as mortes são um verdadeiro banho de sangue e tripas com uma criatividade que só o melhor do slasher pode ter, com direito a corpos dilacerados, cabeças e membros cortados e ainda os slogans dos games entregues de bandeja.
O elenco é regular tendo alguns destaques como Kano (Josh Lawson de “Tudo Por Um Furo”) e Scorpion (Hiroyuki Sanada de “Vingadores: Ultimato”), mas com algumas atuações bem fracas, principalmente de Asano que faz um Lord Raiden com uma pinta de amador, muito inferior ao deus que ele é, ou Liu Kang, desperdiçado nas mãos de Ludi Lin (“Aquaman”). Ah, e Sub-Zero rules!
“Mortal Kombat” chega na hora certa para um revival, ofusca uma trama falha com cenas de luta imperdíveis e, dentro das suas limitações, constrói seu universo com várias possibilidades.
Curiosidades:
– Na uma cena em que se vê o título “Mortal Kombat” numa foto e o protagonista Cole Young diz que está escrito errado já que Combate é com C. É uma piada na história do game, pois seria difícil patentear o título “Mortal Combat”, pois é uma palavra fácil de se copiar e daí seus autores optaram por usar com “K”.
– Os dois atores que interpretaram Kano nas adaptações passadas morreram antes do lançamento desse filme.
– O protagonista Cole Young é o único personagem que não existe nos games.
– Ludi Lin já foi um Power Ranger.
– O endereço que Jax passa para Cole procurar Sonya na verdade é o endereço do estúdio que produziu o game original Mortal Kombat, o Nether Realm Studios.
– Os atores que interpretam Lord Raiden e Shang Tsung, que são arquiinimigos, fazem aniversário no mesmo dia, 21 de novembro.
– Logo no início, vemos Cole numa luta de MMA com um oponente chamado Eddie Tobias. Esse nome é uma homenagem aos criadores do game original Eddie Boon e John Tobias.
Ficha Técnica
Elenco:
Lewis Tan
Jessica McNamee
Josh Lawson
Joe Taslim
Mehcad Brooks
Tadanobu Asano
Hiroyuki Sanada
Chin Han
Ludi Lin
Matilda Kimber
Laura Brent
Max Huang
Sisi Stringer
Mel Jarnson
Nathan Jones
Direção:
Simon McQuoid
Produção:
Todd Garner
Simon McQuoid
E. Bennett Walsh
James Wan
Fotografia:
Germain McMicking
Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch