Bem humorada visão das igrejas protestantes dos EUA nessa comédia de humor negro onde um dos religiosos, Carl (Greg Kinnear de “Thin Ice”), acompanha o famoso pastor Dan Day (Pierce Brosnan, que já trabalhou com Kinnear em “Não Sei Como Ela Consegue”) à casa de seu antagonista religioso, o cético Dr. Peter (Ed Harris de “Lincoln”) para um debate teológico. No meio da conversa, Dan sem querer dispara uma arma antiga e aparentemente mata Peter. Então ele convence Carl a não denunciá-lo. Vendo que Carl está fraquejando, o pastor arma contra o coitado que acaba perseguido e suspeito de homicídio.
O grande e interessante mote é ver como a fé cega pode prejudicar julgamentos de valor aparentemente simples, sendo que o diretor George Ratliff (“Joshua – O Filho do Mal”) se aproveita bem das situações que o roteiro proporciona, principalmente no comando dos atores, já que Kinnear é perito em fazer tipos inocentes que se metem em contextos delicados e Brosnan é especialista no gênero galã canalha.
Conseguindo fechar todas as pontas narrativas, “E… Que Deus Nos Ajude!”, apesar de ter um título em português podre, prende o espectador, arranca algumas risadas e desfecha com um bom resultado passando a sensação que o espectador não viu esse filme em vão. Aleluia.
Ficha Técnica
Elenco:
Greg Kinnear
Pierce Brosnan
Jennifer Connelly
Ed Harris
Jan Radcliff
Ciarán Hinds
Jim Gaffigan
Marisa Tomei
Isabelle Fuhrman
Mary Callaghan Lynch
Christine Kelly
Randy Ryan
Direção:
George Ratliff
Produção:
Peter Fruchtman
Celine Rattray
Cathy Schulman
Fotografia:
Tim Orr
Trilha Sonora:
George S. Clinton