[youtube Zri6X-hBtYM]
O alemão Marco Kreuzpaintner pensou de forma global ao dirigir o ótimo “Desaparecidos”. Fala sobre o tráfico humano, centrado na fronteira entre o México e os EUA. Adolescente mexicano (o iniciante César Ramos) que rouba turistas (principalmente americanos) tem sua irmã de 13 anos seqüestrada por uma quadrilha que vende pessoas nos EUA. De um lado ele encontra como aliado o policial Ray (Kevin Kline, de “Será que Ele é?”). Do outro, sua irmã se junta a outra seqüestrada, a já adulta Werônica (a linda atriz russa Alicja Bachleda-Curus), no trajeto ao leilão de pessoas.
O filme toma a acertada decisão de mais insinuar do que mostrar, mas isso não tira um peso angustiante dos fatos que o público presencia. Outra ótima decisão foi mostrar a relação causa/conseqüência do irmão estar envolvido com o crime.
O elenco está sempre competente e não desanda. Desde os vilões, passando pelo ótimo Kline até o elenco mirim. Destaque para a cena onde o protagonista mirim dá uma aula de geografia para o “gringo” Ray. Com um final chocante, “Desaparecidos” se torna quase obrigatório pra quem gosta de cinema e realidade.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Kevin Kline
Cesar Ramos
Alicja Bachleda-Curus
Paulina Gaitan
Kathleen Gati
Pavel Lychnikoff
Direção:
Marco Kreuzpaintner
Produção:
Roland Emmerich
Rosilyn Heller
Fotografia:
Daniel Gottschalk
Trilha Sonora:
Leonardo Heiblum
Jacobo Lieberman