De todas as franquias baseadas em livros juvenis – e pode por aí “Divergente”, “Jogos Vorazes”, “Dezesseis Luas”, “O Doador de Memórias”, “Os Instrumentos Mortais”, entre outras – “Correr ou Morrer” é sem dúvida a que teve o melhor início.
Quem já viu o excelente terror dos anos 90 “O Cubo” vai se familiarizar com a idéia: o filme já começa com o jovem Thomas (Dylan O’Brien de “Os Estagiários” e mais conhecido pela série “Teen Wolf”) sem memória alguma chegando de elevador numa espécie de clareira. Lá vivem outros jovens parecidos com ele, presos nesse espaço e rodeados por um labirinto que muda a cada noite. Vivendo sobre rígidas regras esse grupo vê suas resignadas vidas se alterarem quando Thomas passa a explorar o labirinto com mais ousadia e descobrir seus segredos. As coisas se complicam ainda mais com a chegada de primeira mulher, Teresa (a delícia Kaya Scodelario de “A Grande Ilusão”).
É daquelas tramas onde o espectador começa sem nada saber – porque eles estão lá, pra que serve o labirinto, como sair, em que tempo estão, etc – e aos poucos vão juntando as peças do quebra cabeças.
O estreante Wes Ball se sai surpreendentemente bem na direção, visto que tem longa experiência com departamento de arte e efeitos especiais, e consegue aliar uma ótima narrativa no ritmo certo, com um conteúdo que vale a pena se aprofundar. Constrói bem os personagens sem exagerar, sendo que o elenco está, no mínimo correto. Destaque para o prodígio Will Pouter que se transformou do hilário personagem de “Família do Bagulho” para o ótimo antagonista aqui.
A parte técnica também impressiona, desde o design de produção, passando pela fotografia de Enrique Chediak (“Red 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos”) até os ótimos efeitos especiais. E o melhor de tudo que “Correr ou Morrer” não se prende a clichês e consegue conciliar cenas fortes sem tanta exposição gráfica, onde qualquer personagem pode ser descartável. Por isso que seu desfecho tem tanta força. E olha que é apenas a primeira parte de uma trilogia.
Atualmente um dos poucos exemplares do mais puro cinema comercial que consegue mostrar tudo na hora certa e na dose certa. Vamos torcer para o resto da franquia manter a mesma qualidade.
Ficha Técnica
Elenco:
Dylan O’Brien
Aml Ameen
Ki Hong Lee
Blake Cooper
Thomas Brodie-Sangster
Will Poulter
Dexter Darden
Kaya Scodelario
Chris Sheffield
Joe Adler
Alexander Flores
Jacob Latimore
Randall D. Cunningham
Patricia Clarkson
Direção:
Wes Ball
Produção:
Marty Bowen
Wyck Godfrey
Ellen Goldsmith-Vein
Lee Stollman
Lindsay Williams
Fotografia:
Enrique Chediak
Trilha Sonora:
John Paesano