Abracadabra 2 (“Hocus Pocus 2”)

A Disney segue firme na sua estratégia de espremer todas as suas franquias até o limite, seja com spin-offs, versões live actions de desenhos animados e agora continuações de filmes que nem era exatamente franquias.

Entre erros e acertos, fato é que a Disney preserva e homenageia tudo o que veio antes e ainda tem cachê suficiente para contratar os mesmos artistas, não interessa quando foi feito o filme, nesse caso, módicos 29 anos. Muito tempo!

E o trio de bruxas original está de volta, formada por Bette Midler, vista recentemente em “As Vidas de Gloria”); Sarah Jessica Parker, que deu as caras na TV na série “And Just Like That…” (que por sua vez é a continuação de “Sex and the City”); e Kathy Najimy sumidaça, mas que fez uma participação em “Minha Mãe é uma Viagem”, da mesma diretora desta produção, aliás.

Sendo uma comédia teen, uma nova geração aparece e duas amigas sem querer invocam as bruxas e elas chegam querendo ficar de vez na Terra. Tudo meio forçado, só que a diretora Anne Fletcher que também fez “Belas e Perseguidas”, chega no limite da faixa etária de adolescentes a que o filme se destina.

O mais peculiar são as inúmeras referências que a continuação faz a seu antecessor. O peculiar nisso é seria preciso ter mais de 30 anos de idade para entender as referências (há até uma cena em que o primeiro “Abracadabra” aparece na TV!), o que dificilmente esse novo público-alvo terá. Ainda assim são as referências de adulto com a abordagem de adolescente e com direito e números musicais meio fora de contexto, mas que não atrapalham tanto a narrativa.

Nesse suco da Sessão da Tarde as coisas vão acontecendo, a molecada engole legal, os adultos nem tanto, mas o clima de nostalgia é inegável e a sensação boa de estar vendo novamente as caras conhecidas juntamente com a nova geração pode ser reconfortante.

Abracadabra 2” parece ter sido feito no mesmo 1993 do primeiro, seja pela mesma abordagem juvenil, seja até mesmo pela estrutura narrativa, design de produção e efeitos especiais. É mais do mesmo… só que mais.

Ah, e tem cenas pós créditos, lá no finalzinho.

Curiosidades:

  • Quando o prefeito perde seu lugar na fila da maçã do amor, ele vê um casal fantasiado sentado no banco da praça. É uma homenagem aos falecidos Garry Marshall e Penny Marshall que interpretaram esse mesmo casal que hospedou as bruxas no original de 1993.
  • O ator que interpreta o zumbi Billy Butcherson, Doug Jones (“A Forma da Água”), não só é o mesmo do original, como também usa a mesma peruca do original.
  • A bruxa Mary tinha a boca torta para direita no primeiro filme e agora a boca é torta para a esquerda. Isso porque a atriz Kathy Najimy não conseguiu fazer com perfeição como fazia antes para a direita, conseguindo somente para a esquerda. Então o roteiro criou um tapa na cara dela dada por Winifred (Midler) como um artifício para explicar a mudança.
  • As aranhas que atacam os moradores da vila no início do filme são de uma espécie que na verdade é inofensiva para o ser humano, apesar de serem grandes.
  • A canção “I Put a spell on you” do primeiro Abracadabra e a canção “One way or another” do segundo, começam exatamente no mesmo momento, aos 58min30seg.
  • Na árvore genealógica de Sarah Jessica Parker, Esther Elwell, sua décima tataravó foi acusada de bruxaria em Salem. Incrivelmente escapou com vida, pois se escondeu até o fim da inquisição. Parker deu o sobre nome Elwell a uma de suas filhas em homenagem a sua descendente.
  • A boca do zumbi Billy Butcherson é costurada com linhas que escrevem “Kill” (Matar).
  • A dança que os figurantes fazem no número musical “One way on another” é a mesma do musical Thriller com Michael Jackson.
  • Nesse filme se descobre a verdadeira idade de Winifred quando ressuscitou no primeiro Abracadabra: 56 anos. Em 1993 Bette Midler tinha 47 anos.
  • No trailer de “Abracadabra 2”, o livro mágico tem o olho azul, o que está incorreto, pois no original o olho era verde. Para o filme, isso foi corrigido na pós-produção.
  • Em Abracadabra 2, descobrimos que quando Winifred falou de sua mãe no original, não era da mãe biológica e sim da mãe que a levou para a bruxaria.

Ficha Técnica:

Elenco:
Bette Midler
Sarah Jessica Parker
Kathy Najimy
Whitney Peak
Belissa Escobedo
Lilia Buckingham
Froy Gutierrez
Sam Richardson
Doug Jones
Tony Hale
Taylor Henderson
Nina Kitchen
Juju Journey Brener
Thomas Fitzgerald

Direção:
Anne Fletcher

Roteiro:
David Kirschner
Blake Harris
Jen D’Angelo

Produção:
Lynn Harris

Fotografia:
Elliot Davis

Trilha Sonora:
John Debney

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram