[youtube TQipDQGAaA0]
Fazer um documentário que mostra os efeitos da devastação causada pelo homem e de suas possíveis conseqüências para a vida no planeta é sempre louvável. Quanto mais exposição do tema, é possível ter mais conscientização. Agora passar uma hora e meia com setenta especialistas, cientistas, religiosos, donos de ONG’s falando sobre isso não é a melhor maneira de ser fazer um filme.
Produzido e narrado por Leonardo Di Caprio (sim, ele mesmo, de “Diamante de Sangue“) o filme passa seus dois primeiros atos chovendo no molhado com discursos muito mais subjetivos, ao invés de mostrar dados concretos como o ótimo “Uma Verdade Inconveniente“. Dessa primeira hora pouca coisa é novidade, além do fato que o necessário para que, com a nossa tecnologia, o homem fizesse o trabalho da natureza, seria necessário gastar três vezes mais que o PIB mundial durante um ano.
Já a última parte é bem mais interessante e discute as possíveis tecnologias ditas limpas para substituir a que existe hoje baseada em combustível fóssil. Nos extras, há featurettes que provavelmente foram partes não aproveitadas no original. Se essa produção não é um primor, assisti-la é pode ser pelo menos por uma boa causa.
Nota 5,5
Ficha Técnica
Direção:
Nadia Conners
Leila Conners Petersen
Produção:
Leila Conners Petersen
Chuck Castleberry
Leonardo DiCaprio
Larry Ewing
Brian Gerber
Fotografia:
Peter Youngblood Hills
Brian Knappenberger
Andrew Rowland
Trilha Sonora:
Eric Avery
Jean Pascal Beintus