A Hora do Espanto (“Fright Night”)

Agora que refilmagem virou commodity no mundo do cinema, já era mais do que hora de pegarem um clássico que deu origem ao gênero que mistura terror com (bom) humor. E Craig Gillespie do ótimo “A Garota Ideal” caiu de pára-quedas pra comandar a adaptação.

Pegando a premissa do original apenas, conhecemos o protagonista Charley, interpretado pelo chatinho do Anton Yelchin de “Exterminador do Futuro – A Salvação”. Ele mora com sua mãe (Toni Collette de “Ao Entardecer”) e um novo vizinho acaba de se mudar, Jerry (Colin Farrell de “Quero Matar Meu Chefe”). Charley começa a desconfiar dos hábitos estranhos de Jerry, até descobrir que ele é um vampiro e que todos em sua volta estão em perigo.

É interessante comparar o perfil que Hollywood traçou para o público de consumo de uma produção desse tipo em 1985 (o original) e agora em 2011. Percebam que “A Hora do Espanto” da década de 80 era direcionado para todas as idades, sem esquecer os adultos, já que o vampiro Jerry era bem mais maduro (Chris Sarandon, que por sinal faz uma ponta interessante no longa presente), e o pseudo-especialista em vampiros Peter Vincent, era um senhor (o saudoso Roddy McDowall). No remake, nota-se que simplesmente foi feito um terror teen onde até Peter Vincent parece um emo-pós-gótico na pele do ator da série de TV “Doctor Who”, David Tennant. Não que isso seja uma característica necessariamente ruim, mesmo percebendo que muito do suspense e terror do primeiro, deu lugar a humor e ação na refilmagem.

Apesar de enlatado e burocrático, essa nova roupagem tem mais bons momentos do que ruim. Farrell veste a camisa de seu personagem e sem dúvida é o melhor da produção, enquanto que Yelchin parece não saber o que fazer quando se exige mais de seu papel. Sua dinâmica com a personagem da namorada, interpretada pela linda Imogen Poots (“Centurião”) é tão patética que é mais fácil acreditar em vampiros do que crer que aqueles dois estão namorando.

Tecnicamente muito bem elaborado, os efeitos especiais são convincentes, ainda que o 3D parece só ter servido para deixar o ingresso mais caro. Destaque para a criativa fotografia de Javier Aguirresarobe da “Saga Crepúsculo“, principalmente em cenas como a inicial, na qual mostra o condomínio próximo de Las Vegas, porém isolado como se deliberadamente para gerar aquela tensão de não se ter pra onde fugir; ou a ótima seqüência da perseguição em tomada única dentro do carro onde a câmera se move no interior do veículo revezando entre os personagens.

A Hora do Espanto” dilui muito do terror original, mas acaba sendo um filme que mistura tanto ação quanto comédia com um resultado bom o suficiente para torcer por uma segunda parte. Sessão da Tarde das melhores.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Farrell
Anton Yelchin
Toni Collette
Christopher Mintz-Plasse
David Tennant
Imogen Poots
Dave Franco
Emily Montague
Will Denton
Chelsea Tavares

Direção:
Craig Gillespie

Produção:
Michael De Luca
Alison R. Rosenzweig
Michael J. Gaeta

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
Ramin Djawadi

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram