Às vezes um filme ganha por ser despretensioso. É um caso dessa comédia romântica da terceira idade onde Michael Douglas (“Homem-Formiga”) é Oren, um viúvo sovina e intragável que tenta vender a sua mansão após a morte da esposa para se mudar para o campo. Nesse meio tempo ele fica hospedado num condomínio dele próprio onde ninguém aguenta ele, inclusive sua vizinha e aspirante a cantora Leah (Diane Keaton de “O Casamento do Ano”). Quando Oren descobre que tem uma neta, sua personalidade começa a mudar.
Claro que o diretor Rob Reiner, experiente em extrair emoções como em “Antes de Partir”, lança mão de todos os clichês do gênero que, bem empregados, mostram um resultado positivo que deve satisfazer a platéia. E ainda tem o trunfo da atriz mirim Sterling Jerins (essa fofa está em “Invocação do Mal”) que de tão carismática, dá vontade de adotar também. Ela ganha o público e a boa química entre Douglas e Keaton faz o resto. Se bem que Keaton vai no automático, já que há anos ela interpreta a coroa (que quer ser) enxuta e descolada com interesse amoroso de sua faixa etária, ao mesmo tempo sempre insegura.
Destaque para a trilha de Marc Shaiman (“Uma Família em Apuros”) que mescla os números musicais de Leah com a música orgânica sincronizando com a narrativa e provocando reações de afinidade com o espectador.
Sem grandes surpresas, “Um Amor de Vizinha” é uma boa Sessão da Tarde, mas que tem um charme a mais. Adoravelmente esquecível.
Ficha Técnica
Elenco:
Michael Douglas
Diane Keaton
Sterling Jerins
Annie Parisse
Austin Lysy
Michael Terra
Sawyer Tanner Simpkins
Maxwell Simkins
Maurice Jones
Yaya DaCosta
Scott Shepherd
Andy Karl
Frances Sternhagen
Frankie Valli
Direção:
Rob Reiner
Produção:
Mark Damon
Alan Greisman
Rob Reiner
Fotografia:
Reed Morano
Trilha Sonora:
Marc Shaiman