Um drama incompreendido que já começa pelo estranho título em português que tenta resumir um título original longe demais e tão estranho quanto.
O já veterano Richard Gere de “O Exótico Hotel Marigold 2” é Norman, um homem na terceira idade que atua como uma espécie de consultor de estratégias fracassado que é uma fachada para alguém que apenas quer se inserir no mundo dos negócios.
Membro da comunidade judia de Nova York e seu nunca ter atingindo nenhum objetivo de vida, ele vê uma luz no fim do túnel quando faz uma gentileza para o político Micha (Lior Ashkenazi de “7 Dias em Entebbe”) que, sem saber, estaria para se tornar o Primeiro Ministro de Israel. O filme retrata o impacto nessa amizade na vida de ambos e até seus desdobramentos em nível global.
O diretor israelense Joseph Cedar escolheu mostrar o relacionamento dos dois em terceira pessoa o que nunca dá ao espectador uma visão completa de até onde essa amizade chega, o que tem a vantagem de não ser previsível, mas por outro lado deve dividir opiniões quanto à clareza da narrativa.
Richard Gere por sua vez está sensacional e demonstra uma fragilidade, inocência e insegurança em seu personagem que não há como não cativar o espectador. Ele incorpora todas as características que alguém em sua atividade não deveria ter para ter sucesso e, portanto, explica o seu destino.
Apesar de nunca se aprofundar o roteiro, pelo menos no terceiro ato, explica com certa precisão as conexões entre os personagens sem ser óbvio ou apelativo demais.
“Norman…” tem um Richard gere em ótima forma, um roteiro eficiente e uma condução questionável, apesar do saldo positivo no final. Vale tentar.
Ficha Técnica
Elenco:
Richard Gere
Lior Ashkenazi
Michael Sheen
Steve Buscemi
Charlotte Gainsbourg
Hank Azaria
Yehuda Almagor
Neta Riskin
Josh Charles
Dan Stevens
Harris Yulin
Doval’e Glickman
Tali Sharon
Isaach De Bankolé
Miranda Bailey
D.C. Anderson
Direção:
Joseph Cedar
Produção:
Miranda Bailey
Lawrence Inglee
David Mandil
Oren Moverman
Eyal Rimmon
Gideon Tadmor
Fotografia:
Yaron Scharf
Trilha Sonora:
Jun Miyake