Terror no oriente nunca é tão simples. Sempre há uma questão de entidades, carmas, xamãs, heranças malditas, tudo misturado. “Mimic” tem todas essas complicações e, pior, não sabe explicá-las a contento.
Uma família se muda para o interior numa casa ao lado de uma caverna assombrada que levará vozes para atormentar a todos.
A premissa de vozes conhecidas imitadas (daí em o termo mímica) para atrair os inocentes incautos para uma armadilha não é original, mas não deixa de ser minimamente interessante. Só que isso vem com uma macarronada de elementos que a produção não faz a mínima questão de esclarecer.
Na verdade não há nenhuma sequencia de fatos que faça sentido. Para citar como exemplo, os primeiros personagens que aparecem na cena inicial simplesmente não têm destino e ninguém sabe o que acontece com ele (com a mulher principalmente). Morreram? Foram abduzidos? Voltaram às suas vidas normais? Isso se estende a quase todos e até mesmo aos espíritos que, de natureza duvidosa, não se entende exatamente sua motivação. Há até mesmo uma menininha que entra e sai do filme sem saber se ela é do bem ou do mal.
Pra piorar a protagonista, a mãe da família Hee-Yeon (a atriz Jung-ah Yum) é tão burra que a gente torce para o demônio vencer. Ela consegue tomar todas as decisões erradas durante o filme, quase como uma suicida, e no final parece ter perdido o único neurônio que tinha.
Os poucos efeitos especiais são regulares e se utilizam muito de espelhos, coisa que também não faz muito sentido, além dos momentos de uma tentativa frustrada de construção de tensão onde nada acontece e fica por isso mesmo.
“Mimic” tinha sim elementos para se tornar um bom terror, mas desperdiçou tudo numa trama pra lá de confusa e uma protagonista que sem nenhuma inteligência, acaba insultando a nossa.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jung-ah Yum
Hyuk-kwon Park
Jin Heo
Rin-Ah Shin
Yu-sul Bang
Hae-yeon Kil
Yul Lee Yul Lee
Ju-won Lee
Soo-Yeong Park
Susanna No
Ji-Hoon Jung
Chae-eun Lee
Jae-won Hwang
Liu Jang
Direção:
Jung Huh
Produção:
John Yoo
Roteiro:
Jung Huh