Jackie Chan alçou o estrelato nem tanto pelos seus filmes pregressos, lá pelas décadas de 80 e 90, mas pelas suas peripécias que, sem dublê, encantavam (e ainda encantam) os espectadores, o que levou até a Hollywood tirá-lo do já sucesso estrondoso oriental, para caráter mundial.
Mas a bem da verdade, esses filmes de Chan – os primeiros – sempre foram dados a absurdos e alguns sem pé nem cabeça. Depois da sua imersão na “América” (entre aspas) com filmes mais consistentes, as décadas se passaram, ele foi envelhecendo e dando espaço a outros personagens e filmes.
Por isso é com surpresa que “Inimigo Mortal”, um de seus filmes mais recentes (de 2017) é talvez o mais sem noção de sua carreira. A história é um amontoado de tanta tralha que nem o roteiro consegue explicar direito, mas é mais ou menos assim: Chan é Lin que toma conta da filha Xixi (é sério) à distância por conta de um incidente envolvendo um experimento que pode produzir um super soldado. Daí tem um vilão que já é meio que super alguma coisa que quer roubar o experimento, mas que vai mudando suas intenções a cada meia hora. Além disso, há um jovem chamado Leeson que ninguém sabe porque ele está lá, mas além de imitar o Didi Mocó dos Trapalhões em cenas constrangedoras, também ajuda Lin a cumprir sua missão – e qual é a missão mesmo?
Essa produção chinesa que também se passa parte na Austrália se reveza entre a doideira total com cenas eletrizantes, e um draminha novelesco muito do seu chato.
Já a ação com todos os seus absurdos é até que bem coreografada e com efeitos especiais no mínimo decentes, só sendo sabotada quando os personagens acham de fazer comédia com caras, bocas e gags físicas. Importante frisar que Chan está excelente em suas cenas de ação – mesmo com o agora uso de dublês – partindo do fato de que ele já passou dos 60.
O desfecho é uma macarronada de efeitos especiais onde salve-se quem puder e pelo menos há uma homenagem interessante com o próprio Jackie Chan. Ah, e ainda tem erros de gravação e making off nos créditos finais, como toda comédia (???).
“Inimigo Mortal” é quase impossível de se assistir sem se perguntar o que estamos fazendo ali. Da série “de tão ruim ficou quase médio”.
Curiosidades:
- Grande parte da trilha sonora é cantada pelo próprio Jackie Chan.
- O nome de Jackie Chan é citado 3 vezes no filme.
- O filme é falado em chinês e inglês e tem legenda oficial nas duas línguas ao mesmo tempo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jackie Chan
Show Lo
Na-Na OuYang
Erica Xia-Hou
Callan Mulvey
Tess Haubrich
Kim Gyngell
Damien Garvey
Bowie Lam
Elena Askin
Gillian Jones
Direção:
Leo Zhang
Produção:
Paul Currie
Aileen Li
Javier Zhang
Roteiro:
Erica Xia-Hou
Siwei Cui
Fotografia:
Tony Cheung
Jack Jian
Trilha Sonora:
Fei Peng