[youtube 0Ug9HZPQV0k]
Se tem uma coisa que o cinema oriental sabe é dar sustos. E os produtores de “O Grito” e “O Chamado“, derivados da terra do sol nascente construíram uma ótima máquina de fazer sustos com esse “Ecos do Mal“.
Jesse Bradford (“A Conquista da Honra“) é um ex-presidiário que é liberado na condicional e vai pro apartamento de sua mãe, a qual faleceu quando ele estava na cadeia. Ao chegar lá, num prédio antigo, percebe que sua mãe parece ter morrido em condições misteriosas e, enquanto tenta recomeçar a vida, inclusive engatar um antigo romance com sua ex-namorada (Amélia Warner de “Os Seis Signos da Luz“), estranhos acontecimentos se materializam, principalmente com uma família vizinha cuja mulher e filha parecem sofrer maus tratos do marido policial.
Essa produção tem dois pontos bastante positivos e um negativo: começando pelo que é bom, os sustos, feitos com toda meticulosidade que um diretor pode ter, aliado a colocar o espectador num ambiente claustrofóbico e tenso sem em momento algum passar a sensação de tédio por estar quase sempre no mesmo apartamento.
Outro ponto crucial é o comportamento do protagonista que foge dos extremos. O personagem de Bradford parece sempre estar calcado na realidade, pois ao contrário dos estereótipos do gênero, procura explicações em fenômenos conhecidos, usando a racionalidade, mas admitindo que há algo de muito errado. Enfim, ele interpretou com muita sensatez algo que o roteiro colocou com coerência. Ele não é um daqueles personagens que a platéia chama de idiota por não acreditar ou então acha que está sento atacado por fantasmas no primeiro barulho que escuta.
Por outro lado a uma questão que incomoda bastante, principalmente após o término: porque os espíritos matavam? Numa análise mais profunda, não há uma explicação consistente. Pode-se até pensar que eles faziam isso por engano se chegarmos às raias do cinismo. O desfecho é típico dos exemplares japoneses, onde uma história terrena deve ser resolvida, o que nós ocidentais ainda estamos começando a nos acostumar.
Não fosse esse incômodo detalhe, “Ecos do Mal” seria um terror para fazer frente com os melhores. Ainda assim, é recomendado e fica bem acima de média de muitas histórias de casa mal assombrada.
[rating:3.5]
Ficha Técnica
Elenco:
Jesse Bradford
Amelia Warner
Iza Calzado
Kevin Durand
Pruitt Taylor Vince
Jamie Bloch
Direção:
Yam Laranas
Produção:
Doug Davison
Roy Lee
Tyler-Jane Mitchel
Shintaro Shimosawa
Will Wright
Fotografia:
Matthew Irving
Trilha Sonora:
Tomandandy