https://www.youtube.com/watch?v=opuqV9wYOdo
Difícil enquadrar esse filme num gênero específico. Podemos dizer que é uma fábula sobrenatural sobre a passagem da adolescência, onde o termo “estar ou subir nas árvores” se refere às brincadeiras de criança que deixamos para trás quando crescemos.
Formado por um elenco quase desconhecido, a história fala sobre Corey (Toby Wallace), um adolescente que vive numa cidade do interior da Austrália e tem como amigos os delinquentes da cidade que fazem bullying com os mais fracos, principalmente com Jonah (Gulliver McGrath de “As Vozes”), que já fora o melhor amigo de Corey quando crianças. Na noite de Halloween, Corey deixa seu grupo da pesada para refletir sobre a vida e encontra Jonah, com quem começa a conversar a contragosto e relembrar tempos antigos, mas ao mesmo tempo o que pode ser uma força sobrenatural está a espreita de ambos.
A narrativa discute todos os anseios e aspectos do que significa a passagem da adolescência através desse embate do jovem maneiro, mas que sabe que nem tudo o que faz é correto, sendo levado pelos amigos; e do garoto que se tem como perdedor me como o bullying potencializou seu desprezo pela própria juventude.
Os elementos sobrenaturais dão um toque importante, mas secundário e se confundem com a própria imaginação dos jovens. Essa pitada que aparentemente de terror ganha força na cenografia e no figurino dos personagens e trás surpresas mais interessantes sobre suas personalidades do que sobre possíveis entidades zanzando por aí.
O maior problema é o ritmo demasiadamente lento e a falta de acontecimentos para imprimir uma dinâmica melhor. Os diálogos são bons, mas a tentativa de fazer uma obra tão lúdica, quase como uma peça de teatro, prejudica o formato e torna a produção cansativa. O final é previsível, mesmo que tenha lá uma dose de emoção e passe a mensagem que seus realizadores gostariam.
“Os Garotos Nas Árvores” é curioso, mas ultrapassa a linha do bom filme peculiar, flertando perigosamente com o chato querendo ser cool. Ainda assim, vale para os curiosos.
Curiosidade:
– A cena da festividade do Dia dos Mortos foi filmado em duas partes: a cantora Wendy Rule só tinha agenda para antes das filmagens, então essa foi a primeira tomada. O restante foi filmado no fim das filmagens.
– A cantora Wendy Rule aprendeu espanhol para cantar a música do filme.
– Uma das músicas foi composta pelo próprio diretor num app no seu iPhone tocando de ouvido e foi a versão que entrou no corte final.
Ficha Técnica
Elenco:
Toby Wallace
Gulliver McGrath
Mitzi Ruhlmann
Justin Holborow
Henry Reimer Meaney
Jayden Lugg
Tom Russell
Patrick Gilbert
Wendy Rule
Trevor Jamieson
Ezra Barry
Elle Rogers
Winta McGrath
Direção:
Nicholas Verso
Produção:
John Molloy
Fotografia:v
Marden Dean
Trilha Sonora:
Shinjuku Thief
Darrin Verhagen