Wham!

Esse documentário da Netflix da banda Wham! que fez muito mais que apenas lançar George Michael ao estrelado talvez seja uma das mais completas em termos de material audiovisual. No início da década de 80, onde tudo era tão difícil de ser registrado, mas imagens e cenas com minúcia de detalhes são surpreendentes.

O Wham! foi uma banda que estourou na Europa e EUA entre 1982 e 1986, vendendo mais de 30 milhões de discos, mas curiosamente no Brasil só emplacou de verdade o hit com a pegada new wave “Wake me up before you go go”, sendo que ainda tiveram relativo sucesso as músicas “I’m your man” e o agora clássico e cult “Last Christmas”.

O documentarista de renome Chris Smith coletou entrevistas de ambos os membros George Michael (nascido como Georgios Kyriacos Panayiotou, o Yog) e Andrew Ridgeley e construiu uma narrativa impressionante da história deles, desde a infância quando se conheceram na escola nos anos 70, até a consensual separação em 1986, passando inclusive pela revelação da homossexualidade de George Michael, que viria a esconder o segredo por anos e em 2016 faleceria precocemente devido a complicações pelo vírus HIV, notícia revelada 3 anos depois de sua morte.

O nível de detalhe do documentário, que nunca chega a ser cansativo, não só perpassa a vida pessoal da banda, como o processo de criação de seus álbuns, singles e videclipes, tal qual o caminho do dinheiro que demoraria até chegar nas mãos dos jovens talentosos.

Momentos icônicos como o show deles na China, a participação na Live Aid junto com artistas como Sting, Paul McCartney, Freddie Mercury, Boyr George, Phil Collins, David Bowie, Bono Vox, entre outros, e até mesmo o glorioso dueto de Elton John e George Michael, o qual iria se repetir com a mesma música “Don’t let the sun go down on me” na década de 90 só que com inversão de papéis, tudo isso é mostrado numa corrente narrativa eletrizante e reveladora.

Ao terminar de assistir “Wham!”, o espectador sai com aquela impressão de sempre ter conhecido a banda de perto e todas as suas músicas, como também talvez se emocione tanto pela relação de amizade entre Andy e George, como o futuro de glória, fama e sofrimento que aguardaria o grande artista, George Michael. Imperdível para que gosta de música e viveu a época.

Ficha Técnica:

Elenco:
Bananarama
Bono
David Bowie
Boy George
Phil Collins
Mark Dean
Helen DeMacque
Aretha Franklin
Elton John
Shirlie Kemp
Paul McCartney
Freddie Mercury
George Michael
Simon Napier-Bell
Kyriacos Panayiotou
Andrew Ridgeley
Sting
Paula Yates
Connie Chung
Bob Geldof
Tony Hadley
George Harrison
Mick Jagger
John Lennon
Brian May
Phil Oakey
Jerry Wexler
Stevie Wonder

Direção:
Chris Smith

Produção:
John Battsek
Simon Halfon

Trilha Sonora:
Tim Atack

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram