Wallace & Gromit: Avengança (“Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl”)

O desenho de Wallace & Gromit é uma espécie de tesouro nacional da Grã-bretanha e foi o que colocou o estúdio Aardman nos holofotes desde “Fuga das Galinhas” e “O Homem das Cavernas”. Por isso é de se estranhar que demoraram 20 anos para fazer uma continuação cinematográfica dessa querida dupla de personagens, o inventor descerebrado Wallace e seu cãozinho sábio Gromit, que estrearam na TV na década de 90, mas pularam para o cinema em 2005 com “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”.

Na verdade, tem um motivo sim: estado de saúde do dublador de Wallace, Peter Sallis, que acabou falecendo em 2017, sendo que a equipe resistiu em continuar, porém finalmente decidiram ir em frente e contrataram Ben Whitehead para substituí-lo.

A trama foi uma aposta arriscada, pois é uma continuação direta de um de seus primeiros curtas-metragens na década de 90, “Wallace & Gromit – As Calças Erradas”, onde no final eles capturam o ladrão – que é um pinguim – Feathers, e que havia roubado um diamante. Só que nada disso é explicado e o espectador, principalmente o brasileiro, tem que se virar para entender de onde vem a história.

Tudo começa quando Wallace constrói um robô para tarefas domésticas, despertando a desconfiança de Gromit, enquanto o famigerado Feathers desdobre da prisão um jeito de hackear o robô e colocar uma programação maligna que vai deixar Wallace e Gromit em maus lençóis.

Mesmo com os personagens sempre carismáticos, a trama é bem simplória, até vai melhorando rumo ao final e presta homenagens aos ótimos desenhos animados da Hanna Barbera.

A produção faz um stop motion raíz ao contrário de animações como “Link Perdido” que usa de mais tecnologia, mas o resultado é tão encantador quanto.

Nada, entretanto, justifica uma indicação ao Oscar, já que no melhor, é um bom filme família com boas referências cinematográficas. Todos os elementos que fizeram crescer o legado do diretor e criador Nick Park estão lá, mas faltam camadas, sejam de complexidade emocional, narrativa ou técnica que não deixam de ser desejáveis para indicações em prêmios.

Wallace & Gromit: Avengança” não mexe em time que está ganhando, tem seus ótimos momentos, é engraçado e carismático, e assim deve permanecer na mente do público, sem outras pretensões.

Curiosidade:

  • A roupa que está pendurada no corredor de entrada da casa de Wallace é o estilo que o falecido Peter Sallis usava no trabalho.
  • A tela do computador de Wallace tem todas as pastas sem nome com exceção de uma chamada “Fotos de queijos”.
  • Na delegacia há uma placa pedindo informações de “Sra Tweedy”, a vilã de “Fuga das Galinhas“.
  • O apresentador do telejornal Anton Deck é uma homenagem à dupla de apresentadores famosa na Inglaterra Ant & Deck, os quais tem seu próprio programa de variedades.
  • O protocolo de Norbot tem as seguintes configurações:
    • Bom
    • Agradável
    • Despreocupado
    • Arrogante
    • Chato
    • Meio inconveniente
    • Uma pouco egoísta
    • Rabugento
    • Espirituoso
    • Muito sacana
    • Mau
  • Uma das revistas na mesa da casa de Wallace se chama Jardins da Galáxia (Gardens of the Galaxy) uma brincadeira com “Guardiões da Galáxia”.
  • A fábrica que produzia a massa de modelar para a Aardman, faliu em 2023. Para fazer a animação, a produtora manteve a fábrica aberta, pagando por um enorme pedido para o filme.
  • Quando Feathers faz exercícios é uma referência ao clássico “Cabo do Medo”.
  • Há uma cena em que o cenário é visto pelos olhos do duende andróide e a tela fica idêntica à visão do “Exterminador do Futuro”.
  • A cena em que Feathers faz carinho numa foca é uma referência a Blofinger, vilão de 007.
  • A música que Feathers toca no órgão é Toccata and Fuge de Bach e é uma referência aos filmes da Pantera Cor de Rosa.
  • O dispositivo que Gromit usa para achar os duendes robôs é o mesmo usado em “Batman Returns”.
  • A cena do poster cobrindo o buraco para Feathers escapar é uma homenagem a “Um Grito de Liberdade”.
  • Quando Feathers hackeia Norbot, a tela fica verde no estilo de “Matrix”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Ben Whitehead
Peter Kay
Lauren Patel
Reece Shearsmith
Diane Morgan
Adjoa Andoh
Muzz Khan
Lenny Henry
Victoria Elliott

Direção:
Merlin Crossingham
Nick Park

História e Roteiro:
Mark Burton
Nick Park

Produção:
Richard Beek

Fotografia:
Dave Alex Riddett

Trilha Sonora:
Lorne Balfe
Julian Nott

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