O cineasta argentino Gaspar Noé de “Climax” sempre faz filmes visualmente chocantes com histórias com impacto tal qual. Agora o diretor transporta esse tipo de impacto para uma história muito diferente: ele acompanha a vida um casal de idosos, Lui, interpretado por ninguém menos que outro premiado cineasta, o mestre do terror, Dario Argento e Elle, interpretada pela atriz francesa Françoise Lebrun.
Quando Elle – que já sofre de Alzheimer – começa a piorar, a qualidade de vida de ambos degrada, inclusive com riscos que podem ser fatais em caso de falta de cuidado.
Detalhe: todo o filme se passa em dois enquadramentos diferentes, sempre mostrando um dos personagens e, quando se encontram, percebe-se a diferença de ângulo, o que faz o trabalho do diretor mais desafiador e interessante, porque algumas sequencias inteiras tiveram que ser filmadas ao mesmo tempo no mesmo timing, enquanto outras tiveram que ser cronometradas e bem editadas para se encaixarem.
A beleza dessa narrativa é que, muito mais do que os pontos de vista, expõem-se pensamento conflitantes e até segredos revelados que o outro, apesar de estar no “quadro ao lado”, jamais irá saber.
A dupla de protagonistas está brilhante, até porque, ao escalar artistas realmente idosos, ele coloca autenticidade onde não dá para esconder. Há uma melancolia crescente com alguns picos de tensão, principalmente na caracterização do Alzheimer por Françoise Lebrun que divide com seu parceiro de cena dois arcos tão diferentes e ao mesmo tempo tão fortes e simbólicos. Quem cuida ou já cuidou de idosos tem uma identificação imediata com a produção.
Justamente a abordagem visual faz o desfecho ser tão significativo e definitivo com a mensagem de que a vida é algo breve a ser esquecido.
“Vortex” talvez seja um dos filmes mais pessoais de Gaspar Noé (que o fez após se recuperar de um aneurisma que quase o matou) onde dá um imenso significado a nossa passagem com toda a dor que o final nos reserva. Recomendado!
Ficha Técnica:
Elenco:
Dario Argento
Françoise Lebrun
Alex Lutz
Direção:
Gaspar Noé
História e Roteiro:
Gaspar Noé
Produção:
Brahim Chioua
Vincent Maraval
Edouard Weil
Fotografia:
Benoît Debie