O nível da narrativa sempre sobe quando falamos de Joachim Trier do premiado “A Pior Pessoa do Mundo” que inclusive volta a trabalhar com a apaixonante Renate Reinsve neste representante norueguês do Oscar que deve bater de frente com o nosso “O Agente Secreto”.
Renate é Nora, que tem depressão principalmente após a perda da sua mãe e só é amparada pela irmã Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas). As irmãs ainda tem que lidar com o ausente pai Gustav (Stellan Skarsgård de “Duna”) que é diretor de cinema e quer que Nora seja a protagonista de seu novo filme.
Trier faz um filme basicamente sobre ausências, deliberadas ou forçadas, e como a história de uma família consegue influência nas ausências das próximas gerações. Seus dramas nunca são simples e com um único viés, mas conseguem abraçar, dentro de seu escopo, uma infinidade de peculiaridades emocionais de cada personagem, o que torna a história sempre mais rica sem se desvirtuar.
Stellan Skarsgård está sensacional e depois de muito tempo consegue um papel que mostra totalmente suas maiores qualidades como artista, com microexpressões que muito dizem. O elenco todo, aliás, está de parabéns, mas logicamente os personagens mais complexos se destacam, como também é o caso de Renate Reinsve que inclusive consegue uma mistura delicada de drama com humor sem perder a essência. Finalmente destaque para Elle Fanning, de “Predador – Terras Selvagens”, que desponta como uma cálida atriz do filme de Gustav.
Outro destaque são as reviravoltas emocionais: o diretor foi mestre em revelar grandes segredos da trama de forma tão trivial que o espectador será muitas vezes pego de surpresa (infelizmente não podemos dar spoilers).
O roteiro é inteligente em sempre fazer analogias entre seres humanos e objetivos, como a casa onde os personagens moram ou um vaso, como se isso pudesse guardar os sentimentos, daí o título.
“Valor Sentimental” é um belíssimo e complexo drama no estilo de Trier que rumo ao final vai se rendendo ao bom e velho clichê, mas que talvez mais ajude do que atrapalhe. Recomendadíssimo.
Curiosidades:
- A idéia do filme começou quando a família do diretor decidiu colocar a casa onde eles moraram à venda.
- O interesse amoroso de Nora é o mesmo ator que foi seu interesse também em “A Pior Pessoa do Mundo”, Anders Danielsen Lie (parceiro do diretor em quase todos os seus filmes), estabelecendo assim um “Trierverso”.
- A casa do filme é a mesma do final de “Oslo, 31 de Agosto” que também conta com Reinsve e Danielsen.
- Em uma cena, Nora diz que antes do filme que seu pai ofereceu, estava fazendo uma série. Coincidentemente Renate Reinsve estava fazendo a série “Acima de Qualquer Suspeita” antes de iniciar as filmagens de “Valor Sentimental“.
Ficha Técnica:
Elenco:
Renate Reinsve
Stellan Skarsgård
Inga Ibsdotter Lilleaas
Elle Fanning
Anders Danielsen Lie
Jesper Christensen
Lena Endre
Cory Michael Smith
Catherine Cohen
Direção:
Joachim Trier
História e Roteiro:
Eskil Vogt
Joachim Trier
Produção:
Maria Ekerhovd
Andrea Berentsen Ottmar
Fotografia:
Kasper Tuxen
Trilha Sonora:
Hania Rani





