http://www.youtube.com/watch?v=ENhI1_irvvQ
Num futuro próximo, para conter a violência, os EUA sancionam uma lei em que durante uma noite do ano, todo tipo de crime pode ser cometido, inclusive assassinato e afins como uma forma de por pra fora a fúria contida da população. Por incrível que pareça essa medida impulsionou a economia (principalmente a indústria de armas e segurança) e diminuiu a violência nos outros 364 dias. Porém nesta noite, ocorre praticamente um massacre com aqueles impossibilitados de se defender.
Só que James não é um deles. Ele (Ethan Hawke de “Antes da Meia Noite”) é o diretor comercial de uma empresa de segurança que mora num luxuoso condomínio com a sua esposa Mary (Lena Headey de “Os Instrumentos Mortais”) e seus filhos. O sistema de segurança permite que todos fiquem bem trancados durante a noite sem perigo de algum intruso raivoso entrar. Só que justo nessa noite, seu filho comete a bobagem de deixar um fugitivo entrar em casa, o que desperta a fúria de um grupo de caçadores. E daí é só um pulo para que perigos inimagináveis se instalem na porta da rica família.
Em sua maioria, a produção é formada de ótimos momentos com alguns poucos, mas chatos ofensores: difícil engolir a atitude do filho em salvar o fugitivo (no contexto do roteiro, é claro), bem como a súbita mudança de atitude dos pais em relação ao próprio. A edição é ágil de forma a não perder muito o tempo do espectador e criar o máximo de tensão possível, inclusive com os ótimos enquadramentos e iluminação do set da casa que acaba se tornando claustrofóbico. Algumas boas surpresas aguardam o público como a adição de alguns personagens inusitados já ao fim do segundo ato.
Também serve como uma interessante crítica à cultura da violência americana que vai crescendo em índices alarmantes. Apesar de um anti clímax no final, esse clima de crítica social prevalece e não deixa de dar a “Uma Noite de Crime” um equilíbrio com a criatura que consegue sempre fazer o mais puro terror: o ser humano. Recomendadíssimo para quem curte o gênero.
Ficha Técnica
Elenco:
Ethan Hawke
Lena Headey
Max Burkholder
Adelaide Kane
Edwin Hodge
Rhys Wakefield
Tony Oller
Arija Bareikis
Tom Yi
Chris Mulkey
Tisha French
Dana Bunch
Direção:
James DeMonaco
Produção:
Michael Bay
Jason Blum
Andrew Form
Bradley Fuller
Sebastien Lemercier
Fotografia:
Jacques Jouffret
Trilha Sonora:
Nathan Whitehead