Emma Thompson vista por aqui recentemente no último “Bridget Jones – Louca Pelo Garoto”, está mais uma vez magistral como a juíza Maye, que está em crise no casamento com seu marido Jack (Stanley Tucci de “The Electric State”) e, ainda assim, faz seu trabalho normalmente sofrendo uma enorme pressão, seja dos pares ou da opinião pública.
Em seu caso mais recente, ela julga o destino de um jovem que é Testemunha de Jeová e que por motivos religiosos, não pode receber a transfusão de sangue que pode salvar a sua vida. Seu envolvimento com o caso, entretanto, vai além do profissional.
Richard Eyre de “O Amante” dirige de forma tradicional, conta bem a história e sabe que pode jogar a responsabilidade para o ótimo elenco que inclui Fionn Whitehead de “Emily” como o jovem doente, mas convicto de sua religião.
A essência e a beleza do filme se encontram no fato de termos uma protagonista cuja vida pessoal está se esfacelando, mas que tem na base do seu trabalho a imparcialidade e a impessoalidade de uma juíza e como ela consegue (ou não) equilibrar e separar essas duas personas que, sabemos, é impossível de separar.
Por mais que seus colegas de elenco estejam equilibradíssimos, Emma Thompson carrega o filme nas costas e muda o patamar da emoção e narrativa e há alguns momentos em que dá para gritar “Oscar!” para sua performance.
“Um Ato de Esperança” é um filme com peso narrativo e peso de atuação que trata de assuntos sérios com o devido toque de emoção.
Curiosidades:
- O único filme até o momento que teve permissão de filmar na Corte Real de Justiça em Londres.
- O título original em tradução livre significa “A Lei das Crianças” que foi promulgada em 1989 na Inglaterra e diz que o bem-estar de uma criança se sobrepõe a qualquer outra consideração, inclusive regras religiosas.
- O livro que Jack está lendo em uma cena é “O Sonhador” de Ian McEwan, o mesmo autor do livro “Um Ato de Esperança”, do qual o filme é adaptado.
Ficha Técnica:
Elenco:
Emma Thompson
Stanley Tucci
Fionn Whitehead
Reena Lalbihari
Dominic Carter
Rosie Boore
Ben Chaplin
Eileen Walsh
Anthony Calf
Rupert Vansittart
Ian Kelly
Direção:
Richard Eyre
História e Roteiro:
Ian McEwan
Produção:
Duncan Kenworthy
Fotografia:
Andrew Dunn
Trilha Sonora:
Stephen Warbeck