Quando a gente vê Truman, produção hispano-argentina, fica difícil entender a dificuldade do Brasil em fazer um filme de drama simples e cativante como este.
Começando pelo casting, o filme conta com uma dupla de atores talentosíssimos: o argentino Ricardo Darín (“Sétimo”) e o espanhol Javier Cámara (“Os Amantes Passageiros”).
Cámara é Tomás que sai do Canadá para visitar o melhor amigo Julian (Darín) que mora na Espanha. Julian revela que desistiu da luta contra seu câncer e vai parar o tratamento e, nos quatro dias de visita de Tomás, ambos vão compartilhar seus sentimentos a respeito desse e de outros temas, e, de quebra, achar um lar para o cachorro de Julian, chamado Truman (sim, do título).
O roteiro cobre alguns arcos de história importantes, envolvendo a escolha de Julian (como e quando ele quer morrer, o que será de seus bens, seu enterro, como avisar a família, etc) e partindo daí, o diretor deixou que o talento de ambos os protagonistas aflorarem. E eles dão um show. A química é impecável e segue tão naturalmente que às vezes esquecemos que não é verdade. Inclusive o desenho da personalidade deles é complexo e multifacetado, onde nenhum dos dois se faz parecer com um caráter impecável, mas é na própria amizade onde se encontra a pureza máxima. Ou seja, são duas pessoas comuns, não necessariamente boas ou simpáticas, mas que tem uma amizade irrepreensível e que estão num contexto delicado e especial (a provável morte de Julian).
Seguindo uma narrativa orgânica, “Truman” tem alguns ótimos momentos emotivos sem apelar para o clichê da doença em si, como na cena em que Julian descobre algo sobre seu filho pouco depois de tê-lo visitado, ou ainda na postura de Tomás de defender o amigo, mesmo com suas decisões questionáveis por quem tem bom senso.
“Truman” é uma emocionante relação de amizade descrita em filme, nessa visita de quatro dias. É só isso, mas é muita coisa. Recomendado!
Curiosidade:
– O cachorro do filme chamado Troilo, morreu alguns meses depois das filmagens. Em sua homenagem, Ricardo Darín foi em algumas pré-estreias do filme com os filhotes dele.
Ficha Técnica
Elenco:
Ricardo Darín
Javier Cámara
Dolores Fonzi
Eduard Fernández
Alex Brendemühl
Pedro Casablanc
José Luis Gómez
Javier Gutiérrez
Elvira Mínguez
Oriol Pla
Direção:
Cesc Gay
Produção:
Diego Dubcovsky
Fotografia:
Andreu Rebés
Trilha Sonora:
Nico Cota
Toti Soler