Se a trilogia “50 Tons de Cinza” fosse um pouquinho melhor, seria esta produção dinamarquesa passada na França e falada em inglês em mais da metade da narrativa. Aqui também existe uma relação de poder entre a mulher e o homem que gera tanto uma paixão, quanto descamba para a obsessão o que torna o filme mais interessante e inquietante que os sei lá quantos tons de cinza do cinema comercial.
A top model Maria Palm interpreta a aspirante a modelo Emma que sai de sua cidadezinha na Dinamarca para tentar a sorte nas agências de Paris. Quando ela conhece o famoso fotógrafo Shane (Ed Skrein de “Midway – Batalha em Alto Mar”) e fica com ela, sua sorte muda, mas novos eventos deixarão graves cicatrizes nessa paixão e em sua vida.
Por um lado, o roteiro suaviza a dura vida de uma aspirante a modelo, principalmente no mercado competitivo europeu para se concentrar mais na relação entre Emma e Shane e de certa forma funciona razoavelmente, até porque os personagens tem um interessante e até certo ponto profundo desenvolvimento, fugindo de clichês dos romances fáceis e mostrando dificuldades reais e situações delicadas sem estereotipar a dupla simplesmente entre vilã(o) ou mocinha(o).
O que pode ser problema na evolução do roteiro é a relação entre evento (ação) e reação. Por exemplo, de repente aparece uma festa meio swing sem contexto nenhum e as reações do casal é a mais divergente possível. No terceiro ato na cena entre Emma e seu Senhorio, também vemos reações questionáveis de todos os personagens envolvidos que deixam de lado uma linha coerente de raciocínio.
A subjetiva cena final salva “Top Model” de um equilíbrio mediano e a torna bem mais satisfatória mesmo com poucos, mas relevantes deslizes desnecessários.
Ficha Técnica
Elenco:
Maria Palm
Ed Skrein
Yvonnick Muller
Charlotte Tomaszewska
Claire Tran
Dominic Allburn
Virgile Bramly
Marie Carrour
Alexia Chicot
Thierry Dufournaud
Thierry Hancisse
Marco Ilsø
Kara Kamari
Leonardo Lacaria
David L. Price
Mehdi Senoussi
Direção:
Mads Matthiesen
Produção:
Jonas Bagger
Fotografia:
Petrus Sjövik
Trilha Sonora:
Sune Martin