Longa metragem de estréia do ator britânico Paddy Considine de “Blitz”. E ele começa com os dois pés direitos! Conta a história de George (Peter Mullan de “Cavalo de Guerra”) um homem de meia idade com tantas cicatrizes emocionais que foi todo consumido pelo ódio e vive bebendo e às turras com quem encontra pela frente nos subúrbios britânicos. No auge de sua decadência, ele para na loja de Hannah (a atriz televisiva Olivia Colman) que o acolhe, mas também tem problemas com o marido violento (Eddie Marsan de “O Último Guarda Costas”). Numa briga entre o casal, Hannah aparece na casa de George e ele deve lidar com sua presença sem cometer nenhum ato violento.
Primeiramente o elenco é simplesmente espetacular. Peter Mullan deveria ter ganho um Oscar pela sua fenomenal performance como o protagonista, fazendo-o com um ódio tão visceral que é capaz de enganar até o melhor diretor de elenco. São tantas as cenas brilhantes de Mullan que fica difícil destacar uma, entretanto cito apenas para registro a cena em que mistura ódio, tristeza e arrependimento quando ele explica o porquê do nome Tiranossauro (que dá o título ao filme). Colman e Marsan não ficam atrás e se Colman expressa o que é diametralmente oposto a George, Marsan faz com perfeição o marido violento escondido sob a capa da gentileza.
O diretor leva a trama de forma despretensiosa só para no último ato dar um verdadeiro soco na boca do estômago do público com uma reviravolta genial e que foge de qualquer clichê já visto no gênero. Até os discretos aspectos técnicos foram bem pensados como o figurino e a fotografia que dão tanta veracidade a história que praticamente dispensa a trilha sonora, esta minimalista, cuja essência da emoção se apoia inteiramente sob o elenco.
“Tiranossauro” é desde já um dos melhores e mais fortes dramas do ano e obrigatório pra quem espera bem mais de um filme, além do simples escapismo.
Ficha Técnica
Elenco:
Peter Mullan
Olivia Colman
Eddie Marsan
Ned Dennehy
Direção:
Paddy Considine
Produção:
Diarmid Scrimshaw
Fotografia:
Erik Wilson
Trilha Sonora:
Dan Baker
Chris Baldwin