Baseado na história real do jovem professor de literatura Russ (Ben Schnetzer de “Justiça Sem Fronteiras”) que vai para uma cidade ártica com a maior taxa de suicídios entre jovens da América do Norte.
Numa comunidade sem esperança de crescimento e lutando para manter sua cultura, ele introduz aos alunos o jogo de Lacrosse (uma espécie de hockey na grama com tacos que carregam uma bolinha) e formam o primeiro time do Ártico.
O longa metragem de estréia da diretora Miranda de Pencier prima por um tema pesado e ao mesmo tempo singelo, sem muito artifícios narrativos que conta a já conhecida história de “alunos que se encontram através do esporte mesmo passando por grandes dificuldades”, só que num contexto diferente e que envolve toda uma comunidade.
Quase todo o elenco é composto por artistas amadores das comunidades árticas, principalmente a Inuit, que dão um show e envolvem o espectador dentro de suas vidas, rotinas e hábitos. Mesmo as cenas mais pesadas são feitas com elegância e cuidado para não expor o elenco e a diretora dá conta do recado ao ensinar o conceito de que derrota e vitória são relativas, principalmente num lugar que nunca teve esperança.
A fotografia de Jim Denault (“Até o Fim”) consegue ao mesmo tempo capturar a imensidão de um horizonte coberto de neve, como também a clausura de uma cidade e de um povo nitidamente sem o cuidado que deveriam ter de uma gestão governamental que coloca a população em risco físico e psicológico.
“The Grizzlies” vai arrancar lágrimas do público por ser um caminho tão vitorioso quando não se tem mais nada a perder. Recomendadíssimo.
Curiosidades:
- Muitos personagens reais do filme compartilharam suas histórias com os roteiristas que escreveram a partir desses relatos.
- O programa de Lacrosse do The Grizzlies continua até hoje.
- A trilha sonora foi em sua maioria feita com artistas da comunidade Inuit.
- A música de guitarra no filme é Ocean composta por John Butler.
Ficha Técnica:
Elenco:
Ben Schnetzer
Will Sasso
Daniel Niego-Akavak
Ricky Marty-Pahtaykan
Anna Lambe
Tantoo Cardinal
Direção:
Miranda de Pencier
História e Roteiro:
Moira Walley-Beckett
Graham Yost
Produção:
Stacey Aglok MacDonald
Alethea Arnaquq-Baril
Damon D’Oliveira
Miranda de Pencier
Zanne Devine
Fotografia:
Jim Denault
Trilha Sonora:
Garth Stevenson





