Escrever a sinopse sem entregar alguns pontos importantes de um filme é difícil quando as reviravoltas acontecem logo no primeiro ato. E isso é um ótimo sinal.
Colin Farrell de “Um Conto do Destino” é Victor que trabalha para uma gangue de mafiosos, cuja organização está sendo eliminada pouco a pouco por um misterioso algoz. Além disso, ele ainda conhece Beatrice (Noomi Rapace de “Paixão”), sua vizinha de prédio que guarda um terrível segredo. E assim uma espiral de vingança e morte passa a tomar conta de sua vida.
Dirigido por Niels Arden Oplev que tem sua mais famosa parceria com Noomi Rapace em “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, a produção é beneficiada por um ótimo roteiro que insere – como já citado – diversas pequenas reviravoltas ao longo da narrativa e com elas cresce a afinidade entre personagens e espectador, até mesmo dos vilões, como é o caso do capanga Darcy (o sempre competente Dominic Cooper de “Drácula: A História Nunca Contada”).
Farrell está com uma atuação econômica e acertada e disputa com Rapace, o personagem mais complexo. E talvez essa seja o grande trunfo de “Sem Perdão”: personagens moralmente corroídos como anti-heróis à sua própria maneira, ainda que hesitantes em seguir com seus planos. A mesma economia é aplicada nas cenas de ação que agregam ao desenvolvimento dos personagens. Destaque para o clímax como o grand finale da ação. Pena que forçaram uma cena que envolve um certo vídeo que define o final, visto que seria muito difícil as condições que envolvem a cena serem tão adequadas assim (sei que é difícil explicar sem dar spoilers, mas quem ver, entenderá).
“Sem Perdão” funciona como uma ação muito inteligente e é uma pena que não tenha passado no cinema, dando lugar a outras produções tão inferiores.
Ficha Técnica
Elenco:
Colin Farrell
Noomi Rapace
Terrence Howard
Dominic Cooper
Isabelle Huppert
Luis Da Silva Jr.
Stu Bennett
Franky G
Declan Mulvey
John Cenatiempo
Direção:
Niels Arden Oplev
Produção:
Neal H. Moritz
J.H. Wyman
Fotografia:
Paul Cameron
Trilha Sonora:
Jacob Groth