Segredos do Passado (“The Dry”)

Eric Bana que andava meio sumido desde “O Valor do Perdão”, é Falk, um agente de polícia que volta à sua cidadezinha natal do interior da Austrália para o funeral de um amigo que matou mão e filho e depois se matou. Desconfiado de que algo está errado, ele começa a investigar e desconfia que essas mortes podem ter ligação com outra morte não solucionada de uma amiga de Falk no passado quando eles ainda eram jovens.

A produção faz parte daquele subgênero de suspense dramático onde o protagonista revisita seu passado em idas e vindas de flashbacks de forma conveniente pelo diretor para que ambas as histórias culminem num clímax praticamente no mesmo momento.

O timing funciona muito bem, mas o que mais funciona é a atuação contida e humana de Bana: seu personagem é uma cola para todas as intrigas da cidade num clássico caso de “whodunnit”, só que mais do que isso, ele envolve o espectador nos pequenas e grandes dramas e segredos daquela comunidade, mesmo aqueles que aparentemente não teriam relação com os crimes do presente ou do passado.

Ao invés de puxar para si os holofotes, Bana funciona como o alter ego do espectador, ou melhor, um espectador atuante dentro do mistério do qual até ele próprio pode estar envolvido.

O equilíbrio entre o drama e o suspense é tão bem feito que entender as motivações de cada personagem chega a ser tão relevante quanto descobrir o assassino (se for mesmo um crime).

O drama fica ainda mais angustiante pela seca que assola aquele pedaço de terra. Tanto que o título original traduzido literalmente seria “A Seca”, a qual vai corroendo a integridade dos personagens. Nesse ponto o diretor de fotografia Stefan Duscio (“Na Selva”) faz um ótimo retrato de uma paisagem árida, mas sem roubar a essência que pertence necessariamente aos personagens.

Baseado no livro homônimo de Jane Harper, “Segredos do Passado” desvenda segredos dramáticos e coloca os crimes em questão muito mais como um fardo que a comunidade deve carregar do que como uma investigação comum como a maioria dos filmes de suspense faz. E acerta em cheio.

Ficha Técnica:

Elenco:
Eric Bana
Genevieve O’Reilly
Keir O’Donnell
John Polson
Julia Blake
Bruce Spence
William Zappa
Matt Nable
James Frecheville
Jeremy Lindsay Taylor
Joe Klocek
BeBe Bettencourt
Claude Scott-Mitchell
Sam Corlett
Miranda Tapsell
Daniel Frederiksen
Eddie Baroo
Renee Lim
Martin Dingle Wall

Direção:
Robert Connolly

História e Roteiro:
Harry Cripps
Robert Connolly
Samantha Strauss

Produção:
Eric Bana
Robert Connolly
Steve Hutensky
Jodi Matterson
Bruna Papandrea

Fotografia:
Stefan Duscio

Trilha Sonora:
Peter Raeburn

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram